Ano do Tigre de Metal


Jovem asiático em protesto contra a extinção dos tigres
























Erica Poonam


2010 Ano do Tigre de Metal Yang


I Ching: "Trillhando sobre a cauda do tigre.

Ele não morde o homem. Sucesso".

Dizem os antigos mestres chineses que o mundo é quadrado e que nesse quadrado existem quatro grandes montanhas sagradas. No sopé de cada uma dessas montanhas vive um animal de poderes especiais. Na montanha do sul encontra-se a Fênix. Ao leste, o Dragão Celestial. Ao norte a Serpente de Fogo, e na montanha do sul encontra-se o grande Tigre Branco


O Tigre, para as antigas culturas orientais, era considerado o símbolo da pura energia da natureza e, em tempos remotos, era cultuado pelos taoístas como o grande Rei da montanha. Há muitos séculos, tanto na China como na Índia, este animal vem sendo cultuado e venerado por representar a fé mais pura e a confiança inabalável capaz de atravessar grandes dificuldades sem se contaminar pelos pecados do mundo.

Neste ano de 2010, a partir do dia 14 de Fevereiro, estaremos iniciando o ano 4707 Chinês - Ano Geng Yin (Tigre de Metal Yang - Tigre que trará redobradas doses de energia, vigor e ousadia). Dentre todos os animais do zodíaco chinês este é o mais notado e respeitado por suas inatas qualidades de liderança, agressividade, combatividade e assertividade. Este é o signo das pessoas sempre determinadas a atingir seus objetivos. Custe o que custar.


O elemento Metal acrescenta a este tigre uma dose ainda maior de impetuosidade e agressividade, com uma tendência a julgar o mundo e as pessoas de forma um tanto quanto árida, o que os levar a tomar atitudes implacáveis e aplicar uma justiça "cega".


De forma geral, e especialmente os nascidos nos anos do tigre, devemos evitar a excessiva pressa em fazer julgamentos, o que pode trazer "cortes" e rupturas, gerando brigas e litígios judiciais, complicados de serem resolvidos.

Portanto, a minha primeira sugestão para este ano é: calma!
Este é um ano para andar mais rápido, mas não para correr.

Por outro lado, esta vibração favorece as atitudes claras e objetivas. Nada de adiamentos e deixar as coisas para depois. As regras do jogo deverão ser estabelecidas desde o começo para que os projetos frutifiquem.


As pessoas do tigre são aquelas que sempre têm algo a dizer e, quando o fazem, não medem as palavras, que por vezes podem ser excessivas e diretas demais. Mesmo assim um ano regido por esse grande e rebelde pioneiro traz o potencial para muitas novidades e novos começos. Principalmente na esfera das relações afetivas.

Para as pessoas mais maduras e comprometidas, poderá ocorrer a renovação e fortalecimento de seus relacionamentos íntimos. Porém para os tigres jovens (de corpo ou espírito) a promessa poderá ser de fortes e arrasadoras paixões regadas a chuvas e trovoadas.

Na esfera mundial, o mapa do ano mostra a possibilidade dos países monárquicos terem um grande papel na economia e na esfera política, de forma geral.

E falando em finanças, paradoxalmente este não é um ano que se devam correr riscos em aplicações especulativas, e sim dar preferência aos investimentos mais tradicionais, pois além de mais rentáveis serão, sem dúvida, os mais seguros. Principalmente a partir do mês Maio o ano promete gerar mais prosperidade em quase todos os setores.


Dentro do horóscopo astrológico taoísta o signo Yin (Tigre), rege o primeiro mês do ano e, portanto, muitos acontecimentos marcantes podem ocorrer já no alvorecer dessa nova fase. Porém uma ressalva importante, a respeito dessa energia anual exuberante e "eletrizante": devemos nos cuidar com os raios.


Pela antiga cosmologia chinesa esse ano é regido pelo trigrama do trovão, e há que se fazer temer acidentes e incidentes fortes relacionados a raios, trovões e trovoadas. Este é o início da primavera energética em nosso planeta, o que de certa forma simboliza um suave e perfumado frescor jovial sobre nossas vidas, regado a entusiasmo e promessas de esperança dentro de uma nova era. Mas também, muitas explosões.

Do ponto de vista climático inclusive, o planeta inteiro, principalmente o hemisfério norte, poderá notar a estação da Primavera mais bem delimitada e contar com um inverno muito menos rigoroso comparado aos que têm se dado nos últimos 3 anos.


Outro aspecto interessante do ano é que o "Supremo Yang", O Sol, estará mais brilhante este ano. Isto significa ascensão e força do principio masculino, que estará mais forte e ativo nos meses que se seguem. O Sol representa o Pai e este parece ser o ano em que a assumir a paternidade, será um marco na vida da maioria dos homens. Mas, para todos nós, de forma metafórica, a força de ser Pai representa em sua essência, a capacidade de assumirmos mais responsabilidades, nos doando sem reservas e medos. Este será um ano para equilibrar nossa energia masculina interna, o que repercutirá numa facilidade maior para nos relacionar com os homens no mundo exterior.


Finalmente, depois de um longo e tenebroso inverno que foi o Ano do Boi, o Sol volta a brilhar e a primavera chega outra vez, trazendo a explosiva eletricidade da semente que urge por se tornar flor. Para nós o mais importante, a meu ver, é cuidar com sabedoria dessa nova semente que está a germinar regando nosso jardim interno com serenidade, confiança e fé. Com os devidos cuidados e preparativos, podemos esperar o melhor desta nova fase que favorecerá e nutrirá a vida.


Principalmente para os nascidos nos anos do Tigre, este será um ano especial, que marca a conclusão de uma fase de vida muito significativa e um começo ainda mais marcante. Para estas pessoas 2010 não será apenas um ano, mas O Ano, onde velhas crenças, atitudes, posturas e padrões de relacionamento serão certamente colocados a prova, forçando e promovendo a possibilidade de mudanças que podem transformar por completo a vida dessas pessoas - ou seja, para os nativos do tigre uma nova fase evolutiva irá se iniciar.


Outros 3 signos também sentirão de forma singular este ano, são eles: o Macaco, o Cavalo e o Cão. Para o Macaco o ano promete prosperidade, porém recomenda-se não tentar muitas estripulias, seduções ou artimanhas (clássicas do macaco), pois as garras do Tigre poderão cair sobre ele ferozmente. Já para os nativos do Cavalo e do Cão o ano promete muitas mudanças positivas, crescimento e abertura.


De forma geral todos nós devemos observar em nossas cartas astrais onde recai a regência do Tigre pois sem dúvida este será um setor profundamente ativo e marcante este ano. No mais nossa missão principal será acompanhar a brisa mansa e fugir dos raios e trovões.


Os primeiros 4 meses do ano tendem a ser mais agitados do que produtivos. Já a partir de Maio as grandes obras e empreendimentos podem - e devem - ser iniciados com vigor, pois terão muitas chances de um desenvolvimento vitorioso.


Feliz ano novo do tigre de Metal Yang a todos nós!

Erica Poonam.

Comentários

Um Felicíssimo Ano para você, minha querida amiga!

Postagens mais visitadas deste blog

VÊNUS E SEUS SÍMBOLOS

CRISTO, ARQUÉTIPO DA SÍNTESE E DO SELF

SÍMBOLOS DO SOL E DO OURO NA ALQUIMIA E ASTROLOGIA