PARACELSO NA VISÃO DE JUNG
Texto sobre Paracelso do livro : O espírito na arte e na ciência.
“ O médico não deve ser apenas um
alquimista, mas também astrólogo, pois um asegunda fonte de conhecimento é o
firmamento ou o céu. Em Labyrinthus
Medicorum, diz Paracelso: que as estrelas no céu “ devem ser agrupadas” e o
médico deveria “ tirar daí a sentença do firmamento”. Sem esta arte de
interpretação das constelações astrais, o médico seria um pseudomedicus. Pois o firmamento não é um mero céu estrelado
cósmico, mas um corpo que, por sua vez, é uma parte ou o conteúdo do corpo
humano e visível. “ Onde está o corpo, diz ele, aí também se reúnem as
águias.... e onde se encontra a
medicina, si se reúnem os médicos. O corpus
do firmamento é o correspondente corpóreo do céu astrológico. “E uma vez que a
constelação astrológica possibilita o diagnóstico, indica também a terapia”.
Isto nos leva, sem querer, a
pensar na famosa expressão de KANT: “ o céu estrelado sobre mim” e a “lei moral
em mim”, cujo “imperativo categórico” psicologicamente falando, substituiu de
modo perfeito a heimarmene (
compulsão dos astros) dos estóicos. Não há dúvida de quem nesses caso, a
intuição de PARACELSO tenha sido
influenciada pela idéia hermética básica do “céu em cima” e “ céu
embaixo”.(*) Em sua concepção sobre o céu interior, ele se baseou numa imagem
eterna primordial que foi implantada nele e em todos os homens e torna a
aparecer em todos os templos e lugares. Em cada ser humano, diz ele, existe um
céu particular, inteiro e intacto.
“Então um criança que é concebida
já tem seu próprio céu” “ Assim como se
apresenta o céu, assim é impresso na nascimento”. O homem tem “ seu pai.... no
céu e também no ar; é uma criança feita e nascida do ar e do firmamento” Existe
uma línea láctea no céu e em nós. A galáxia passa pelo ventre. Os pólos e o
zodíaco estão igualmente dentro do corpo humano. “Torna-se então necessário que
um médico conheça, entenda e saiba os ascendentes as conjunções, a exaltação
dos planetas etc e todas as constelações: conhecendo estas coisas eternamente
no Pai, irá conhecê-las em todo homem, mesmo que o numero de homens seja tão
grande e que vocês ( médicos) sejam muitos: onde encontrar a saúde, a doença, o
começo, a saída, o fim, a morte. Assim o céu é o ser humano e o homem é o céu,
e todos os homens um só céu e o céu um só homem”. O chamado Pai do céu é
próprio céu estrelado”
... A medicina moderna não pode
mais entender a alma como simples apêndice do corpo e por isso começa a levar
cada vê mais em consideração o assim chamado “ fator psíquico”. Aproxima-se de
certa forma novamente da concepção paracélsica da matéria animada pela psique,
resultando daí que todo o fenômeno
espiritual do próprio PARACELSO foi outrora o pioneiro da ciência médica,
parece-nos que hoje se tornou o símbolo de uma importante modificação de nossa
concepção sobre a natureza da doença e sobre a essência da vida em si”
Palestra proferida por Jung em
1929, no clube literário de Zurique.
(*) PARACELSO conhecia, em todo o
caso, o texto da Tabula smaradigna, que
é a autoridade máxima da Alquimia da Idade Média. O texto é o seguinte:
“Quod est
inferius est sicut quod est superius.
Quod est superius est
sicut quod est inferius.
Ad perpetranda miracula rei unius”.
Tradução:
“O que está embaixo é como o que
está em cima.
O que está em cima é como o que está embaixo.
Para realizar os milagres de uma só coisa”
O que está em cima é como o que está embaixo.
Para realizar os milagres de uma só coisa”
Carl Gustav Jung, em “ O
espírito na arte e na ciência, CW 15,
editora Vozes.
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