7 de Agosto de 2010: A Hora é Agora



Por Tereza Kawall

Recebi a sugestão do meu amigo, “super!” geminiano Luis Pellegrini, para escrever alguma coisa ( a mais) sobr
e os curiosos aspectos do céu de 2010, e aqui vão mais algumas considerações , que espero, possam esclarecer ou inspirar mentes e corações nesses tempos onde muitos insights devem acontecer!

Há um certo clima de apreensão e receio no ar, e muitos já receberam informações que do ponto de vista astrológico, a paisagem desenhada pelos planetas não está muito animadora. É verdade! Há um clímax de tensões no céu planetário e ela se dá na primeira semana de agosto, mais precisamente na madrugada do dia 7 de agosto de 2010. Mas se todos, algum dia, já ouviram dizer que crises são tempos de decisões e oportunidades, então é preciso a partir de agora, “ praticar” as novidades, deixar o espírito mais atento para elas, exercitar um outro jeito de olhar as experiências.

Se vamos para a academia para treinar, criar músculos e concentrar forças para o corpo, também é possível investir também nessa "musculatura" interna .Tudo, porém requer tempo e dedicação!
Todos vocês já devem ter percebido que o ritmo da vida anda muito acelerado, os dias parecem mais curtos para tudo o que gostaríamos de fazer.
Posso afirmar que a culpa não é do acúmulo de pedidos feitos à Santo Expedito não!!

O fato é que, do ponto de vista astrológico, o ano de 2010 está bem mais complicado do que 2012; talvez ele acabe sendo uma espécie de “ intensivão”, para fazer com que a gente entre em 2012 com mais consciência, mais desapego e sabedoria!

Eu, você e todos temos o hábito e a ilusão de que se adiarmos decisões importantes, a vida ficará melhor e sem conflitos. Será verdade?
Sentados no enorme e confortável sofá da inércia, reclamamos, procuramos e apontamos os culpados pelas mazelas do mundo, e ao mesmo tempo nos distraímos com um sem número de coisas irrelevantes. Ah, essas nossas contradições.....

Tão comum quanto comentar sobre o frio e o calor, é ouvirmos coisas do tipo “ o tempo está voando” ou “ ontem era o Natal, agora já chegou o feriado tal”....e continuamos grudados na TV, navegando em sites e redes sociais de fofocas; subitamente há um espasmo de lucidez: “Ah, eu preciso fazer alguma coisa”.

O famoso álibi do “vou dar um tempo” “ um dia desses eu vou lá”...não está dando certo para os dias atuais.
Esse “ tempo” cronológico do relógio e dos meses é diferente do “ tempo astrológico”. Este último fala um tempo qualitativo, que nos é revelado pelos símbolos astrológicos, todos com características especificas. Uma delas é que chamamos de “energia cardinal” que pressupõe inícios, assertividade, a ação que vai para o mundo e não permanece fechada em si mesma.

Este céu que nos acompanhará nos próximos meses está trazendo algumas preciosas informações para nós:

- Temos uma cruz planetária celeste, alguns sacrifícios se fazem necessários.
- Vamos abrir mais espaço para coisas novas: pensamentos, pessoas ,ações e trabalho.
- Se mudanças fortes vão mesmo acontecer, que tal colaborarmos com o inevitável?

- Vamos manter o foco em coisas mais positivas.
- Podemos ter mais compromissos com iniciativas ou projetos que estejam além de interesses meramente pessoais.
- É tempo de saber atuar com mais assertividade e muita diplomacia também – a sabedoria é o conhecimento usado com pragmatismo e na hora certa.



Plutão está e permanecerá nos próximos 18 anos em Capricórnio, signo do elemento terra. Isto indica um ciclo de tendência para uma visão mais realista e pragmática da vida, da ciência, da natureza; a ecologia e a espiritualidade devem ser praticadas, não como uma “atitude” politicamente correta, mas como uma necessidade de sobreviver física e moralmente às dificuldades que talvez venhamos a passar. Muito daquilo que tememos que possa acontecer , na verdade, JÁ ESTÁ acontecendo.

Nunca é demais lembrar que nossa existência é sempre marcada por mudanças e pela transitoriedade, e nos próximos anos elas se sucederão em ritmo super acelerado.
A presença de Júpiter e Urano em Áries em 2010 e 2011 está claramente indicando essa tendência, assim como o impulso para a superação através da criatividade, da presença de espírito, a necessidade nos torna mais fortes.Saturno entrando em Libra, o signo das associações e do outro, pressupõe um tempo de mais valia , responsabilidade e apreço pelas relações de um modo geral.

Farei uma espécie de manual de orientação, bem geral e simples, para cada um dos signos seguindo os critérios simbólicos dados pela configuração do céu e natureza essencial de cada um dos doze signos. Previsões mais precisas só funcionam a partir do mapa individual.

Áries:
Para você que já é apressado e impaciente por natureza, a dica é: interfira menos no ritmo das coisas. Há um forte impulso de liberação e de romper com o passado; e as novidades já estão a caminho. Seja mais tolerante com o ritmo dos outros, não fique dando “ trombadas” emocionais por nada. O outro não é mera extensão sua, merece a sua consideração e atenção.

Touro
Os taurinos são criaturas de hábitos e apegos, e vira e mexe, lá estão eles ruminando o passado. Na contabilidade da vida, lembrem que ela não é simplesmente ganhar ou perder.
Taurino, invista mais nos lucros da criatividade e ousadia. Ainda que a zona de conforto seja um termo adequado ao seu estilo de ser, se ligue: se você está lendo estes comentários, é porque a barriga da mamãe já acabou faz tempo.

Gêmeos:
Para os inquietos geminianos, os próximos meses podem ser bem produtivos, especialmente para novas estratégias de preparação e organização dos planos. Uma vez que a novidade não os assusta, os impasses podem ser encarados numa boa.
No entanto, se você acelerar demais e for sugado pela ansiedade, tanto o foco quanto a produtividade podem ir por água abaixo, fique esperto!

Câncer
Canceriano, a família, a pátria e a seleção de futebol do país são uma pequena parte do mundo que nos cerca: agora que a bola está nos seus pés, é “bola para frente”.
Os céus de 2010 vão trazer chacoalhadas intensas. Estará em jogo a sua maturidade psicológica e a força necessária para enfrentar os conflitos do aqui-agora e dos relacionamentos.Muita coisa que antes servia como respostas ou referências, agora já não tem muito sentido.

Leão:
Para que o novo chegue, é preciso antes abrir espaço para a sua chegada. Assim, se há em você um desejo honesto de abraçar novidades, há de haver a contrapartida, a de se livrar de certas “relíquias” emocionais. Por exemplo, hábitos, opiniões arraigadas, forma de cuidar do corpo, e mesmo de julgar o mundo. Isso não representa falta de valores ou ética, mas uma mudança na forma de olhar a vida.

Virgem:
Use sua inteligência para observar outras formas de inteligências superiores que estão atuando em toda a natureza, no cosmos, nos homens – seu entendimento do mundo vai se ampliar, tudo está em constante transformação e você também.
Virginiano, lembre:tudo o que o existe um dia foi imaginado ou sonhado. Assim sendo, permita-se a sonhar e fantasiar mais, esse será um tempo muitíssimo bem empregado, acredite.

Libra :
Voce certamente poderá fazer bom uso de sua inteligência emocional e talento diplomático para promover o crescimento daqueles que ainda " escorregam" nesse quesito. Agora será importante saber fundamentar mais o seu próprio senso de identidade pautando-se menos na opinião alheia, garantindo mais auto-determinação e um up grade na auto-estima.

Escorpião
Os escorpioninos me lembram uma canção de Djavan que diz: .“Nem que eu bebesse o mar
Encheria o que eu tenho de fundo”
Minha primeira sugestão para esses meses:primeiro, limpar e esvaziar as gavetas do ressentimento com um bom jato d' água ( tipo WAP) para não sobrar nada.
Segunda: É a hora certa de ouvir, dar mais suporte emocional às pessoas, ajudar suas travessias, pois esse é o seu dom!

Sagitário:
“ Wherever you go, there you are”
Essa é uma frase é uma luva para entendermos os sagitarianos, muito afiados para decifrar o mundo com suas opiniões e verdades.Como a verdade absoluta não existe.....
Tempo ótimo para rever e refinar seus conceitos, dar a sua contribuição cada vez mais necessária, estimular novos caminhos e talentos, de acordo com o seu inconfundível estilo "otimista de plantão”

Capricórnio
Esses próximos meses podem revelar a força de sua determinação pessoal, mas seria bacana você pensar que essa auto-suficiência emocional também abarca uma fraqueza ou o receio de sofrer. Assim, aqui há uma oportunidade de romper com esses padrões íntimos e incorporar, definitivamente, uma maneira mais suave de navegar nas águas sinuosas e complexas da experiência amorosa.

Aquário:
Muitos planetas em signos de ar e fogo podem funcionar como uma espécie de “geiser” de energia para os aquarianos, sempre ligados, sempre na ponta dos pés, intuindo as novidades que estão por vir. Os tempos são auspiciosos para inovações criativas, e certamente você terá os resultados esperados se investir também na disciplina para concluir seus feitos!

Peixes:
O mundo ideal sonhado pelo místico pisciano não pode prescindir do desejo da paz. Nesse ciclo a paz deve e pode ser também um desempenho – não meramente descritivo, mas uma ação em si. As urgências do mundo têm que ser encaradas com mais ação criativa e menos reação lamuriosa; é hora de você passar o seu recado da integração e da unidade de tudo e todos!

Termino com a frase que está ao final do artigo: Tempos difíceis, quando Plutão dá as cartas”, editado pela Revista Planeta de julho de 2010:

Perguntas lançadas ao cosmos, de uma forma ou outra, voltam-se para nós, uma vez que ele é o espelho daquilo que nos acontece, tanto no plano individual quanto coletivo. Os planetas são meros símbolos da nossa psique, que também está em movimento e contínua transformação.
A Astrologia tem uma função teleológica, sinalizando não só os eventos, mas a decifração desses símbolos, o que nos leva à questão do significado e do sentido da vida: o que estamos fazendo aqui?

Para mais informações veja:
http://cova-do-urso.blogspot.com

6 comentários:

  • Adelia Ester | 20 de julho de 2010 22:01

    Querida Tereza, excelente artigo! Comento sempre com a Jolie: "Tempos difíceis"... Saber quem somos e o que estamos fazendo aqui é essencial sempre. Neste contexto de auto-consciência, centramento, a espiritualidade genuína é a base que nos nutre e acolhe devidamente. Prestei muita atenção também nas sugestões para cada signo...Haja fôlego, lucidez e discernimento neste período, não é mesmo? Conseguiremos mais esta, com certeza, minha querida amiga! Aproveito para lhe agradecer suas palavras tão carinhosas, me sentindo como sua estrela-amiga. Quanto mais leio seus textos, mais me encanto com seu trabalho! Um livro seria muito bem-vindo! Beijo. Afeto.

  • António Rosa | 21 de julho de 2010 04:42

    Tereza

    Excelente artigo. Adorei ler e vou fazer um link ao meu post sobre o assunto.

    Entretanto, coloquei este seu blogue na minha lista de 'blogues recomendados', onde ficará até sábado. Suponho que algumas pessoas virão conhecê-la melhor.

    Grato pelo link

    Beijo.

  • Denise | 22 de julho de 2010 00:53

    As tuas considerações foram claras e sucintas, Tereza.

    Se a época é de crise, que aproveitemos para crescer e ganhemos confiança para as decisões importantes e superemos a inércia da conveniência – fala-se muito e faz-se quase nada, é fato.
    Desapegar-se é um aprendizado que esbarra na espiritualidade – mesmo os incrédulos concordam. Que seja então um treino intensivo, adquirindo sabedoria para usarmos as ferramentas individuais de que dispomos, né amiga? A consciência de que “nossa existência é sempre marcada por mudanças e pela transitoriedade” ajuda muito!!

    Adorei o manual de orientação, para cada signo a gente relaciona alguém que conhece – e percebe as características apontadas por vc. O meu deu certinho...rs
    Beijos, quase vó!

  • Barbara Abramo | 23 de julho de 2010 12:28

    Tereza
    neste momento do que mais precisamos são de pessoas que façam refletir, e seu artigo ajuda muito nessa empreitada. O segredo, para fugir desse nó astral detonado por signos cardinais, é compor um trigono ou um sextil com ele atraves dos signos de ar!
    darei um link naquele novo espaço do FB que criei.
    Um luxo seu artigo!
    beijo
    Barbara

  • Anônimo | 25 de julho de 2010 18:53

    Tereza querida,

    Que artigo fantástico! Parabéns pela clareza e objetividade.
    Astrologia da melhor qualidade!
    Mts bjs Marylou

  • Emilio | 28 de julho de 2010 15:24

    Tereza, que bacana seu artigo. Elucidativo, principalmente pra mim que cada vez mais me miro na astrologia e que agora nos pede mais cuidado nesses novos tempos que começam a nos rondar. Prefiro tb pensar em confiança e desenvolvimento. Aroma de coisa nova! Bj...