21 DE DEZEMBRO 2020: JUPITER E SATURNO EM AQUÁRIO

   TEREZA KAWALL

 No céu planetário temos hoje o especial alinhamento de Júpiter e Saturno no céu. Muito já se falou sobre esse encontro cósmico de primeira grandeza, que pode ser visto de muitas maneiras, pois o simbolismo astrológico é vasto como o próprio céu.

O que chamamos de estrela de Belém se refere à estrela que foi guia para que os Reis Magos encontrassem o menino Jesus. Segundo as tradições, há aproximadamente 2.000 anos atrás, havia no céu uma conjunção de Saturno e Júpiter, e essa junção proporcionou um brilho maior, sendo chamada como a estrela de Belém.
Poderíamos pensar que nesse nesse novo ciclo podem haver nascimentos de pessoas especiais, e que trarão contribuições significativas para a humanidade no futuro.

Aquário é a arquétipo de futuro, da visão do amanhã, do conhecimento compartilhado, da tecnologia, das inovações da ciência. A democratização do conhecimento é hoje a evidência de que já começamos a tal Era de Aquário, ou seja os primeiros passos de um ciclo que vai durar mais de 2000 anos!
Aquario é o signo os outsiders, visionários que vivem fora da casinha, que tudo questionam e não seguem os parâmetros convencionais da sociedade. O pioneirismo, o radicalismo e a busca pela autonomia das próprias idéias faz parte desse mundo aquariano.
Júpiter é um princípio de expansão e crescimento; Saturno, por sua vez é o símbolo das restrições, limites e responsabilidade. Como Cronos, é o deus do tempo que avisa: que tudo tem um começo, meio e fim.
Os novos conhecimentos que estão por chegar não deverão prescindir da ética e da responsabilidade.
Os valores humanos terão quer ser preservados, paralelamente aos avanços da ciência de da tecnologia.

Seremos seres robóticos ou seremos seres livres?
O tal do progresso pode seguir em frente sem a degradação ambiental?
Nossa hubrys civilizatória é ecológica, existencial e espiritual, e exigirá de todos muito mas consciência em relação ao próximo e à natureza, Gaia, nossa Mãe Terra.
Saturno nos ensina a sabedoria de bem usar o conhecimento, que é um atributo jupiteriano.
Saberemos estabelecer a medida certa entre avançar e saber os nossos limites?
A ganância de poder e dinheiro de poucos seguirá se sobrepondo às injustiças da desigualdade social crescente dos nossos dias?

Esse novo ciclo traz muitas esperanças por um lado e muitas perguntas que merecem respostas em forma de ação e coragem.
O início de um ciclo pressupõe o fim de outro; estamos nesse limiar, onde a escuridão se mostra de diferentes formas, e os véus se levantam diuturnamente.
Muitas revelações seguirão para que esse " despertar" aquariano" possa surgir. A luz do amanhecer também surge lentamente.

Tenhamos fé e esperança, que são, sem dúvida, nossas melhores amigas desta árdua caminhada.
E trabalhemos com convicção para que um mundo melhor surja de verdade.
Assim na Terra como Céu!
Tereza Kawall

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

VÊNUS E SEUS SÍMBOLOS

CRISTO, ARQUÉTIPO DA SÍNTESE E DO SELF

SÍMBOLOS DO SOL E DO OURO NA ALQUIMIA E ASTROLOGIA