EQUINÓCIO DA PRIMAVERA


 Dia 22 de setembro 2020

Hoje, 10h e 32m m, teremos o equinócio de Libra e o início da primavera. Gostamos de festejar essa data pois sempre há um quê de esperança por renovação em nossa vidas.
Como viveríamos sem esperanças?

Há um mito muito expressivo sobre Demeter e Peséfone, mãe filha na mitologia grega, que nos fala das estações do ano, e da semente que precisa morrer antes de germinar.
Nos conta da dolorosa separação entre as duas, da terra que se tornou seca e estéril como consequência desse sofrimento.

A falta de alimentos para a humanidade foi o estopim para que houvesse um grande acordo entre os deuses: Zeus, o pai de Perséfone, Hades, o seu marido e a sua mãe, que ameaçou os homens com a fome irrestrita.

Ao final, acertaram que Perséfone ficaria seis meses com seu marido nos mundos subterrâneos ( como semente) e seis meses com sua mãe, no período das colheitas dos grãos, dos frutos e florações, ou seja, na primavera e no verão.

Nessa imagem vemos Mercúrio, o mensageiros dos deuses, trazendo Perséfone dos mundos subterrâneos e entregando à sua mãe.

Arte: O retorno de Perséfone
Frederic Leigton, 1891.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

VÊNUS E SEUS SÍMBOLOS

CRISTO, ARQUÉTIPO DA SÍNTESE E DO SELF

SÍMBOLOS DO SOL E DO OURO NA ALQUIMIA E ASTROLOGIA