MURRAY STEIN E A UMBRA MUNDI (3)
RH:
Jung disse que "um homem deve ser capaz de dizer que fez o possível para
formar uma concepção de vida após a morte, ou criar alguma imagem dela - mesmo
que confesse seu fracasso". Durante essa crise, imagino que muitas pessoas
estão pensando na morte. Qual é a sua visão da morte e da vida depois?
MS:
Minha opinião é que, após a morte, continuamos a existir na forma de um corpo
sutil, em um domínio simbólico. Nós nos tornamos símbolos, que são reais nesse
domínio e impactam este de certas maneiras. Há alguma interação com o reino
material, por exemplo, na forma de sonhos ou visões e eventos sincronísticos.
Deste lado, temos
vislumbres e dicas. Desse lado, parece que há algo semelhante. As janelas estão
um pouco abertas entre essas duas dimensões. Ambos existem na mesma realidade
unificada.
Essa é a sabedoria antiga
compartilhada pelos humanos em muitas culturas, antigas e novas. Somente nossa
visão de mundo moderna padrão não inclui esse outro aspecto da realidade total.
Jung, é claro, conhecia muito bem essa realidade, e é por isso que ele poderia
dizer que não acreditava (em Deus), ele sabia - essa é a realidade total que
ele experimentou pessoalmente e escreve sobre Memórias, Sonhos, Reflexões e
outros textos. Também o experimentaremos se prestarmos atenção aos sonhos e
visões e tomarmos nota da sincronicidade, especialmente em torno da morte.
Em tempos como esses em que
estamos vivendo agora, as pessoas frequentemente experimentam revelações em
seus sonhos que lhes dizem sobre essa realidade, que se estende além desta
vida, e não apenas depois, mas além, em um sentido abrangente.
Um grande sonho, como Jung
o chama, oferece gnose, conhecimento de um mundo simbólico subjacente,
circundante e infundido no que conhecemos no corpo físico e com nossos sentidos.
Nós somos mantidos e contidos nesta realidade maior. É por isso que o escritor
do Salmo diz o que faz enquanto caminha pelo vale da sombra da morte. Ele sabe
que está em mãos seguras.
Minhas opiniões são
baseadas nas experiências que tive na minha vida pessoal e nas que passei com
analisandos.
RH:
Estamos perto do final de março (2020) e o número de pessoas infectadas pelo
coronavírus e que morreram em todo o mundo disparou e ainda não atingimos o
pior. E, no entanto, cerca de metade do país acha que o Covid 19 é uma farsa. O
que há na sombra que convida a negar?
MS: A
negação é uma defesa contra pensamentos e sentimentos dolorosos e é um sinal de
ansiedade subjacente. A sombra do otimismo é o medo de uma catástrofe iminente.
Muitos de nós querem olhar para o lado positivo, ansiosos por crescimento,
saúde e prosperidade.
Os americanos são
conhecidos por seu otimismo, que pode ser uma força e uma virtude ou uma recusa
em reconhecer os aspectos trágicos da vida, que são reprimidos e depois se
tornam sombras. A pandemia é um teste da capacidade do ego coletivo de aceitar
a realidade e agir em conformidade.
Para meu conhecimento
limitado, todos os países do mundo falharam neste teste até agora, com a
possível exceção de Taiwan. Eu moro na Suíça, um país famoso por sua boa ordem
e eficácia, mas as autoridades aqui não registraram a ameaça do coronavírus,
que estava em vista desobstruída do outro lado da fronteira na Itália. Eles
demoraram a agir de acordo com o conhecimento disponível; agora, esse "país
seguro" tem a maior porcentagem de residentes infectados no mundo. Os
Estados Unidos estão à beira de um tsunami de pacientes, desesperadamente
inundando os hospitais, e o presidente promete que tudo terminará na Páscoa.
Isso é imoral, porque ele e todos ao seu redor sabem que isso é uma garantia
falsa.
Mas as pessoas crerão
nisso, porque isso representa suas defesas contra a ansiedade avassaladora
sobre a sombra da morte pairando sobre a terra. Além disso, a sombra de uma
grande depressão aparece e ameaça as bases do bem-estar econômico do país. A
negação faz com que a pessoa aja muito pouco e muito tarde. O vírus não hesita
em explorar essa fraqueza psicológica.
Arte tibetana ligada ao Bardo Todol
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Murray Stein é graduado na
Universidade de Yale (B.A. 1965), na Yale Divinity School (M.Div.1969) e na
Universidade de Chicago (Ph.D. 1985). Ele recebeu seu Diploma em Psicologia
Analítica do Instituto C.G Jung em Zurique em 1973. Ele teve um consultório
particular em Wilmette, Illinois de 1980 a 2003 e foi analista de treinamento
no Instituto C.G Jung de Chicago. Desde 2003, ele vive na Suíça e é analista de
treinamento e supervisão da Escola Internacional de Psicologia Analítica /
Zurique. Atualmente, ele tem um consultório particular em Zurique, na Suíça.
Ele é membro fundador da Sociedade Inter-Regional de Analistas Junguianos e da
Sociedade de Analistas Junguianos de Chicago e foi o primeiro presidente da
Sociedade de Analistas Junguianos de Chicago (1980–1985). ). Ex-presidente da
Associação Internacional de Psicologia Analítica (2001-2004) e ex-presidente do
ISAP Zurich (2008-2012). Ele é o autor de In MidLife, Tratamento do
cristianismo de Jung, Transformação: Emergência do eu, Mapa da alma de Jung,
Minding the Self, A Bíblia como sonho e outros livros, e é o editor da
Psicanálise junguiana. Murray e sua esposa, Jan, têm três filhos, Hal, Sarah e
Christopher e quatro netos.
O
Rev. Robert S. Henderson é poeta, psicoterapeuta junguiano e ministro
protestante ordenado em Glastonbury, Connecticut. Ele e sua esposa, Janis,
psicoterapeuta, são os autores do livro de três volumes, Living with Jung:
“Entrevistas” com analistas junguianos. Muitas de suas entrevistas foram
publicadas no Quadrante, Spring Journal, Psychological Perspectives, Jung Journal
e Harvest. Correspondência: 244 Wood Pond Road,
Glastonbury, CT 06033. E-mail: Rob444 @ cox.
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