ECKHART TOLLE: O AGORA



 
ECKHART TOLLE
O passado é um acúmulo de informações que acessamos em determinado momento, que estão armazenadas em nossa mente. O futuro é um ponto ilusório, uma projeção mental criada para atingirmos ou chegarmos a um determinado fim.
Bem, assim, surge uma pergunta essencial: Qual o ponto temporal em que lembramos o passado ou projetamos o futuro?
A resposta é simples: o Agora.
O passado e o futuro não têm realidade própria, eles são uma projeção mental que sempre acontece no presente, no Agora.
Você está neste exato ponto agora, no Agora.
Nossa mente é que viaja no tempo e busca pontos de referências para poder se situar e se sentir efetivamente ativa. Para nossa mente, é preciso uma linha de tempo definida para ocorrer identificações. Para o Ser, a linha do tempo é completamente desnecessária, pois a sua essência está e estará sempre no momento presente. Tudo o que acontece, acontece sempre no Agora.
No momento em que captamos a essência deste ensinamento, sem a interferência mental - já que a mente jamais teria a capacidade de aprisionar isso - nasce naturalmente um estado de consciência, um estado de presença.
Só podemos acessar o passado através da mente e dos pensamentos (produtos da mente).
Não podemos estar lá fisicamente. Não podemos modificar o que já ocorreu.
Assim, há de se concluir que devemos aceitá-lo como ele é, pois não podemos fazer nada para mudar os fatos ocorridos (apenas os significados emocionais dos mesmos), sendo obviamente desnecessário continuarmos presos ao passado.
Um sofrimento que não precisamos nos auto aplicar.
Quanto ao futuro, para chegar até ele, somente através da mente.
Podemos ter a certeza que, quando o futuro chegar, ele vai ser como imaginamos ou projetamos? Podemos estar completamente certos de que as coisas sairão como queremos?
Jamais.
Assim, há de se concluir que apegar-se ao futuro, sonhar com ele, deixar que ele nos conduza é completamente ilusório. No entanto, jamais devemos confundir “não saber onde queremos chegar” com “viver no Agora”. Viver no Agora é ter a consciência de que o futuro depende e sempre dependerá deste exato momento, do passo dado neste exato instante, pois o futuro sempre se localizará no Agora.
Enfim, ao nos aprofundarmos nestes ensinamentos, notamos o quanto são fundamentais em nossas vidas. Estar presente, desperto, estar no Agora, é tudo o que nos torna liberto da escravidão da mente e do ego.
Evitamos, assim, estar no piloto automático, alimentando sentimentos negativos, frustrações do passado, projeções que geram ansiedade e medo em relação ao futuro.
No momento em que sua mente não está no passado nem no futuro, ela perde força - e o que sobra é Você!
Assim, abre-se espaço em sua vida…
Um espaço repleto de paz, harmonia, tranqüilidade, sabedoria e amor.
O espaço do Agora!
Foto: Bandeirolas coloridas no Tibet. Nelas estão orações e mantras que se espalham com a força do vento, levando energias positivas para todos os seres.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

VÊNUS E SEUS SÍMBOLOS

CRISTO, ARQUÉTIPO DA SÍNTESE E DO SELF

SÍMBOLOS DO SOL E DO OURO NA ALQUIMIA E ASTROLOGIA