MAPA ASTROLÓGICO: O QUE É


O QUE É O MAPA NATAL , O ASCENDENTE, O SOL E A LUA

A palavra horóscopo vem do grego “horoscopay” que significa “observação do céu num dado momento”. O mapa natal é como a fotografia da posição dos planetas ao redor da Terra, o que torna a Astrologia um sistema geocêntrico; tudo é observado do nosso ponto de vista.

O mapa de nascimento é portanto, um guia, uma pista ou um caminho a ser seguido. Nossa  “impressão celestial”, única e intransferível. O horóscopo, ou a carta de nascimento, mostra assim um padrão energético que existe no plano físico, mental ou emocional, podendo revelar uma maneira mais natural ou adequada de quem você é ou do que a vida é para você. É muito importante dizer que o meio ambiente em que esse “eu” vai se desenvolver também é fundamental nas características da sua formação.

Assim como a semente de uma árvore guarda em si todas as características latentes dela, também nós já nascemos com algumas qualidades e características individuais. Nossos talentos e habilidades vão aparecendo ao longo da vida, mas existe algo que podemos chamar de temperamento ou índole que é a nossa marca registrada.

É importante compreendermos que na Astrologia, os signos não  são influencias vindas das constelações, mas sim campos vibratórios e magnéticos que se irradiam de uma fonte de vida, que para nós é o sol, o centro de nosso sistema solar. Todo individuo e toda manifestação de vida é por si mesma um centro vital, e tanto um átomo quanto um organismo vivo tem a mesma estrutura e a mesma essência. É o que chamamos de micro e macrocosmos.

De maneira simples podemos dizer que a Astrologia é o estudo comparado entre o céu e a terra, e que ela provavelmente nasceu da grande necessidade de ordem e compreensão que existe na humanidade em geral.

A Astrologia é uma linguagem que usa uma série de símbolos para criar uma identificação entre o homem e o cosmos. Desde sempre, os seres  humanos buscam conhecer e entender o universo à sua volta e  sua própria natureza.

Na antiguidade, o Zodíaco era considerado pelos astrólogos e filósofos como sendo a “alma da Natureza”, aquela que dá forma e ordem à vida.

Os doze signos, princípios formadores de vida, representam as várias qualidades de ser ou doze atitudes perante a vida. As doze casas são vários setores importantes da experiência humana como um todo. Por sua vez, planetas representam diferentes atitudes ou comportamentos perante a vida, são diferentes impulsos  e motivações de todos seres humanos.

Simplificando, essa é a tríade básica para o entendimento e interpretação da carta natal que chamamos o quê, como e onde: os planetas mostram o que está acontecendo, os signos mostram como e as casas mostram onde essas energias estão se manifestando.

Na Astrologia psicológica, o enfoque central é  de que todos nascemos com certas predisposições inatas, que determinam a compreensão que teremos das coisas e das experiências. Seu simbolismo indica as formas arquetípicas a priori que cada indivíduo traz consigo; cada um já tem uma forma específica de apreender o mundo à sua volta. Temos a tendência de perceber os acontecimentos e as pessoas que nos cercam através dos óculos da nossa própria natureza.

O signo Ascendente é dado pela hora do nascimento; ele “ascende” no horizonte leste da Terra naquele momento, marcando o grau e o minuto de um dos doze signos que ali está. É a entrada em cena, quando tudo se inicia, a primeira respiração da criança, o que se imprime nela a partir da combinação planetária. Na  fotografia do céu tirado naquele instante vamos observar a qualidade do tempo e da energia que ali está presente e que é compatível com o ser que está nascendo. É a primeira  vez que a criança vê o mundo e vice versa.

O signo Ascendente representa o indivíduo em ação na vida, seu corpo físico, sua forma básica de expressão na vida, aquilo que aparece, o jeito da pessoa, o modo como ela funciona e responde às exigências da vida.

O Sol na Astrologia representa a força masculina do universo, a criatividade, a vitalidade, a vontade, o desejo do reconhecimento, que está  no impulso para uma pessoa desenvolver a sua individualidade. Na mitologia grega, a potência e a força solar desse planeta era muito bem representado pelo deus Apolo, que atravessava todos os dias toda a esfera celeste em sua  exuberante carruagem  com belos cavalos.

 O Sol astrológico é o doador da identidade, é símbolo de poder, luz e consciência, representa tudo aquilo que vamos nos tornando durante a vida, o nosso vir a ser, um fator progressivo do nosso mapa natal, o destino da realização do “eu” de uma pessoa.

A Lua astrológica traz indicações da vida emocional, o desejo de segurança básica, a mãe,  a família, a força feminina da natureza, o instinto maternal. Está relacionada à memória emocional, a necessidade de trocas afetivas com o ambiente, os relacionamentos e os hábitos de um indivíduo. Representa a vida inconsciente, os processos corporais, sendo a matéria prima daquilo que constitui o eu mais primitivo ou inconsciente, mas nem por isso menos importante.

Se quiser saber mais, aqui vai meu contato:

e.mail: tekav@uol.com.br
Facebook: página Ouvir Estrelas

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

VÊNUS E SEUS SÍMBOLOS

CRISTO, ARQUÉTIPO DA SÍNTESE E DO SELF

SÍMBOLOS DO SOL E DO OURO NA ALQUIMIA E ASTROLOGIA