LUNAÇÃO PARA NOVEMBRO DE 2014


LUNAÇÃO DE NOVEMBRO DE 2014

 Uma lunação é o encontro do Sol e da Lua num determinado signo. Ela representa o início de um novo ciclo, que como uma semente contém uma vida, uma idéia , um determinado impulso que vai germinar, brotar, crescer e aparecer para o mundo, para depois minguar. E um outro ciclo acontecerá no signo e mês seguinte, e assim por diante, pois a lunação acontece em todos os signos zodiacais durante os doze meses do ano.

 Os antigos diziam que a Lua Nova era o casamento do Sol e da Lua, sendo o encontro sagrado dos dois luminares, os princípios masculino e feminino presentes em todas as manifestações de vida e da natureza. Há estudiosos que afirmam ser este um momento muito auspicioso para visualizar e pedir ao cosmos aquilo que falta em nossa vida; assim estaremos criando mentalmente aquilo que queremos atrair para nossa existência. Alguém ainda duvida do poder da mente?

 Disse o mestre Jung sobre o fantasiar e o imaginar:

 “ A psique cria realidade todos os dias. A única expressão que me ocorre para designar essa atividade é a fantasia. A fantasia é tanto sentimento quanto pensamento, é tanto intuição quanto sensação. Não há função psíquica que não esteja inseparavelmente ligada pela fantasia com as outras funções psíquicas... É sobretudo da atividade criativa de onde provém todas as questões passíveis de resposta; é a mãe de todas as possibilidades onde o mundo interior e exterior formam uma unidade viva, com todos os opostos psicológicos”. ( CW VI, parag 73).


 A décima segunda Lua Nova deste ano, calculada para Brasília, terá início no dia 22 de novembro às 9h e 33m e à 0º 7’ de Sagitário, se posicionando na casa onze ao lado de Saturno no signo de Escorpião. Este setor é a casa dos amigos, planos e projetos para o futuro, arquetipicamente representado pelo signo de Aquário, símbolo da fraternidade e liberdade. Entendemos que haverá uma forte disposição para reforçar e enraizar as amizades, grupos independentes e relações sociais. Há também um expressivo aumento de interesse por novos projetos que possam beneficiar a coletividade, assim como mais energia para a disseminação destas idéias.

Saturno representa o esforço, o compromisso, a disciplina e a continuidade, favorecendo portanto, todo o empenho para que novas estruturas comecem a tomar forma. Todo cuidado é pouco, pois os luminares estão em quadratura a Netuno em Peixes, na segunda casa relacionada aos bens materiais. Isso tende a criar situações enganosas, confusas e instáveis, cuja percepção é muito fantasiosa ou decepcionante. É como se estivéssemos dentro de uma forte neblina, e numa estrada com pouca sinalização, há que se andar com cuidado para avançar com mais segurança. Assim, a aquisição de bens materiais também deverá exigir de todos mais cautela a e parcimônia, uma vez que os excessos podem levar a um alto grau de endividamento.
 Este aspecto se confirma pelo ângulo de tensão entre Jupiter, regente da lunação e Mercurio e Saturno em Escorpião, que supõe falhas no cumprimento de compromissos financeiros, ausência de planejamento e escassez de recursos.
 A austeridade é a grande pedida para que todos possamos atravessar esse momento com um mínimo de segurança. Toda forma de comunicação estará sujeita a equívocos ou interpretações unilaterais. (Obs: A lunação é calculada para Brasília, DF).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

VÊNUS E SEUS SÍMBOLOS

CRISTO, ARQUÉTIPO DA SÍNTESE E DO SELF

SÍMBOLOS DO SOL E DO OURO NA ALQUIMIA E ASTROLOGIA