VÊNUS EM NOSSAS VIDAS E NOS SIGNOS DE ÁGUA



Continuando com o tema “ Vênus em nossas vidas”, vocês encontrarão aqui postagens sobre a presença de Vênus nos quatro elementos e também nos doze signos.



E também textos interessantes, e não menos importantes sobre a importância da auto-estima.


Ela define nosso destino, nossas escolhas e decisões em várias áreas da vida pela. Pessoas verdadeiramente talentosas podem avançar muito pouco na vida sem a consciência de seu papel e de seu valor pessoal nas relações em geral.


Não é possível um individuo desenvolver relacionamentos positivos e saudáveis se não aprovar a si mesmo, não se aceitar, não se perdoar e mudar o que for necessário. Árduo trabalho, mas se for levado à sério, vai valer a pena . Felicidade é sempre um trabalho interno.


“ Ama teu próximo como a ti mesmo”- que nunca ouviu ou leu essa sábia frase do Cristo?


Ser interessante não basta, é preciso ser interessado pelo outro, saber e ouvir com atenção, ir em direção ao que o outro está expressando, pelo corpo, olhos e palavras.


O arquétipo de Vênus( Afrodite) é uma espécie “cola” ou “ liga”, que promove conexões verdadeiras e significativas.


“ Eros, na verdade é uma mera projeção de Vênus ( Afrodite): ou seja, eles representam a mesma coisa. Neles estão simbolizados o desejo do amor, da relação e da comunhão amorosa.”(*)


"Embora conhecido por nós através de múltiplas genealogias, Eros, como o deus do Amor, é a força universal da atração, aquela que impulsiona os seres se unirem. Segundo o poeta grego Hesíodo, ele é o mais belo dos deuses, aquele que transtorna o juízo dos deuses e dos homens. Eros tem um caráter intermediário, ligando os deuses e os homens através do amor”.(*)

Tereza Kawall
Revista Planeta, edição especial: Astrologia e o Amor, 1966.
Editora Três, SP.


Vênus nos elementos

O elemento em que Vênus se encontra demonstra o modo pelo qual expressamos os nossos sentimentos através das relações. Revela de que maneira a pessoa se sente querida ou desejada, os meios ou recursos que ela usa para aproximar-se dos outros, Vênus também caracteriza aquilo que a pessoa gosta e sente como fonte de prazer e satisfação, a sua forma de trocar e deixar fluir a energia amorosa.



Vênus no elemento Água:
Este é um elemento passivo e feminino, e assim caracteriza pessoas que “ desejam ser desejadas”, ou seja, que preferem aguardar pela iniciativa do(a) outro(a) na vida amorosa. Na natureza, a água é um elemento moldável, sem forma definida; ela se espalha, se dilui e se mistura em tudo que está ao seu redor. Da mesma maneira, vemos essa tendência em pessoas com Vênus em signos da água, ou seja, elas têm uma acentuada dificuldade para ver os limites das relações emocionais, pois se fundem ao ser amado com muita facilidade. Compassivos, são extremamente sensíveis aos sentimentos dos outros, tendo grande capacidade para penetrar e captar a intimidade alheia. Intuitivos e receptivos, eles podem encontrar nas pessoas com mais ênfase no elemento terra( Touro, Virgem e Capricórnio) um canal apropriado para os seus sentimentos poderem fluir com mais segurança. O grau de intimidade conquistada e a delicadeza expressa por gestos sutis são muito importantes na qualidade de sua vida sexual, sendo que sua permeabilidade e receptividade emocional torna-os amantes muito românticos e apaixonados.



Vênus em Câncer
Aqui o amor se manifesta de forma devotada, indulgente e sonhadora. Câncer, como signo feminino por excelência, configura mulheres muito sensíveis, maternais e protetoras. O indivíduo com essa posição venusiana torna-se muito romântico e imaginativo, com tendências nostálgicas, sempre lembrando as experiências vividas no passado. As lembranças familiares, o amor da família e/ou da mãe são sempre marcantes em seu desenvolvimento, assim como a atmosfera emocional do lar- quanto mais aconchegante melhor. Na verdade, o lar é para ele um sinônimo de segurança contra as adversidades do mundo exterior. Num tema masculino Vênus em Câncer indica muita receptividade emocional, em especial às mulheres mais provedoras e protetoras, nas quais o arquétipo mãe-mulher é bem determinante.



Vênus em Escorpião
Nas águas profundas de Escorpião, Vênus se manifesta através de uma natureza emocional intensa, passional e por vezes explosiva. São pessoas dotadas de um forte magnetismo pessoal, incansáveis sedutoras, e sua sensualidade é bastante perceptível. Preferem ter o controle das relações e vivem o amor de fora arrebatadora e muitas vezes perigosa; quando apaixonados se entregam inteiramente. Esse extremismo emocional não raro os leva a estados de esgotamento, principalmente se tocados por ciúmes ou qualquer outra forma de obsessão. Sentindo-se confiantes e seguros, são fiéis e sérios nos seus compromissos sentimentais, mas se forem traídos, tornam-se frios e implacáveis. No tema masculino, essa posição desperta no homem interesse por mulheres poderosas, ardentes e sensuais. Com estas ele fatalmente desejará experimentar uma profunda,e no melhor dos casos, transformadora fusão emocional.


Vênus em Peixes
Vênus no signo que representa arquetipicamente o amor universal e a sensibilidade psíquica, manifesta a natureza mais compassiva e romântica de todo o zodíaco. De temperamento suave e gentil, os indivíduos com essa posição são muito permeáveis e suscetíveis às relações amorosas. Idealistas e benevolentes ao extremo, identificam-se com todos aqueles que sofrem. No entanto, falta-lhes freqüentemente um discernimento prático na escolha de suas relações. Geralmente têm grande amor pela música e são muito afetados pelo estado anímico que ela desperta. São sensíveis não só às vibrações dos sons mas também às das cores, perfumes, flores, e tudo o que possa criar uma atmosfera mágica e fantasiosa. Num horóscopo masculino, Vênus em Peixes faz o indivíduo sentir-se atraído por alguém muito sensível, uma mulher devotada e generosa, com a qual ele possa comungar profundamente os anseios do seu corpo e de sua alma.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

VÊNUS E SEUS SÍMBOLOS

CRISTO, ARQUÉTIPO DA SÍNTESE E DO SELF

SÍMBOLOS DO SOL E DO OURO NA ALQUIMIA E ASTROLOGIA