Curso Astro e Psi Analitica

Objetivos do Curso Astros e Arquétipos
Fazer aproximações e entrelaçamentos entre os fundamentos da Psicologia Analítica de Carl Gustav Jung e os fundamentos da Astrologia Psicológica.
Do ponto de vista teórico, quais seriam os pontos que existem em comum entre estes dois abrangentes campos de conhecimento?

Tópicos teóricos da Psicologia Analítica
Apresentação dos temas gerais- Fundamentos da Astrologia fundada na visão arquetípica e breve biografia de Carl G Jung.

A- Inconsciente Coletivo e Arquétipos

B- Quatro Tipos Psicológicos ou Quatro funções da consciência: sentimento, pensamento, intuição e sensação.

C- Complexos e Sombra

D- Processo de Individuação

E- Sincronicidade: coincidências “ acausais” que contém um significado.


Tópicos teóricos da Astrologia:
A- Zodíaco, Signos , Planetas .

B -Os Quatro Elementos Zodiacais: Fogo, Ar, Terra e Água.

C - Subpersonalidades da carta natal; Saturno e Plutão como arquétipos do inconsciente e da sombra.

D- Ciclos Planetários e o desenvolvimento da personalidade

E - Sincronicidade e tempo qualitativo.


OBS: Os tópicos A,B,C,D,E serão apresentados em paralelo, facilitando as aproximações e analogias entre as duas matérias.

Apresentação:
A) Introduzir os conceitos do Inconsciente Coletivo e arquétipos; em seguida estabelecer as relações entre o Zodíaco, os doze signos e os planetas, seus significados simbólicos e astrológicos.

B) Os quatro tipos psicológicos da Psicologia Analítica (sentimento, pensamento, intuição e sensação) guardam uma semelhança interessante com os quatro elementos astrológicos ( fogo, ar, terra e água) enquanto quatro formas psicológicas distintas de apreensão e adaptação à realidade. Na tipologia junguiana encontramos os conceitos de extroversão e introversão que se baseia no movimento da libido em direção aos objetos. Podemos observar esse mesmo dinamismo nos chamados signos femininos e masculinos, que são terra e água, fogo e ar, respectivamente.

C) Introduzir os conceitos de Complexos , sombra e os quatro tipos psicológicos; em seguida fazer relações com as subpersonalidades do mapa, que podem ser a dinâmica dos aspectos, elementos que faltam ou predominam, ênfases em casas, planetas sem aspectos, stelliuns marcantes. Saturno e Plutão como possíveis manifestações da sombra e suas implicações no não desenvolvimento da personalidade.


D) Processo de Individuação: Conceito central na teoria junguiana, é o processo de desenvolvimento da personalidade através da vida,um padrão de realização básico inerente a cada indivíduo. No simbolismo astrológico observamos que o processo de individuação está representado nas fases de desenvolvimento que podem ser observados e compreendidos pelos ciclos planetários. O mapa natal como uma estrutura de tempo e espaço, pode indicar, através dos trânsitos e progressões, como e em que ritmo esse potencia estará em maior evidência. Dito de outra maneira, indicará a manifestação ou a constelação de certos arquétipos em diferentes momentos de vida.

E) Sincronicidade:O pensamento ocidental privilegia a razão e o pensamento linear e causal . Jung chamou de sincronicidade os eventos que ocorrem simultaneamente, sem uma relação causal, e sobretudo, guardam uma relação de significado entre si. São as coincidências significativas. Todos já vivemos estas experiências que têm um quê de magia, abrangem duas dimensões, uma física e a outra psíquica, que também chamamos de “ paralelismo psicofísico”.
Essas percepções estão nos sonhos, eventos cotidianos, encontros e estão também na Astrologia, que lida com os conceitos de tempo qualitativo e com o princípio das correspondências. Sem dúvida, é uma forma mais criativa de olhar e compreender a realidade, uma vez que os símbolos têm o poder de transformar a energia psíquica.
“ Na minha maneira de ver, a constelação de conteúdos arquetípicos e acontecimentos sincrônicos ocorre em coordenação com trânsitos e progressões planetárias; o significado da experiência e suas qualidades essências são refletidos pelos trânsitos envolvidos”.


Liz Greene, em Astrologia do Destino.
O curso será ministrado com apresentação de power point, bastante didático e com belas imagens. Se quiser, envie os dados de seu nascimento: data, horal e local, para levantarmos o seu mapa astrológico, sem custos.
Tereza Kawall
Contatos e mais informações:
tekav@uol.com.br e terezakawall@gmail.com
(011)3814.1449 (SP)

Comentários

jugioli disse…
Adorei conhecer este espaço astral!!!
vou fazer o link no meu blog.

Postagens mais visitadas deste blog

VÊNUS E SEUS SÍMBOLOS

CRISTO, ARQUÉTIPO DA SÍNTESE E DO SELF

SÍMBOLOS DO SOL E DO OURO NA ALQUIMIA E ASTROLOGIA