Santosha



Três Atos positivos do espírito ( 1)

A satisfação

Trata-se presentemente de desenvolver as qualidades contrárias à negatividade. O que vai corresponder `a possessividade é a satisfação, saber estar contente com aquilo que a gente tem.
“ Deseja aquilo que tu tens e terás tudo o que desejas”.

Desejar, gostar daquilo que a gente tem, se diz santosha em sânscrito: o contentamento.Há pessoas que nunca estão contentes com aquilo que elas têm, que sempre encontram o que é melhor em outro lugar; outras estão contentes com um copo de água, com um raio de sol, com um sorriso.

Ao lado da necessidade de possuir sempre mais, de não estar nunca contente com o que a gente tem, há esta satisfação que não é auto-satisfação, mas reconhecimento em relação àquilo que nos é dado. É alguma coisa que devemos desenvolver em nós: saber acolher com gratidão aquilo que nos é dado. É então, que nos tornamos nós mesmos capazes de doar”.
Jean Yves Leloup
Do livro: A Montanha no Oceano- meditação e compaixão no budismo e no cristianismo.
Editora Vozes.

Comentários

Quando se permite amplificar o canal do sentir, tudo adquire um outro teor. Sentimos profunda e intensamente as sutilezas que fazem parte da Vida. Tudo que temos, sentimos como uma dádiva divina. Sentimos o quão generosa é a Vida para conosco. E ssim, de nossas Almas, flui naturalmente a Gratidão por tudo que nos é ofertado. Tereza, mais um lindo post de Leloup! Ele, assim como outros seres dadivosos, nos deixaram gotas eternas de sabedoria. Minha Gratidão! Beijo.

Postagens mais visitadas deste blog

VÊNUS E SEUS SÍMBOLOS

CRISTO, ARQUÉTIPO DA SÍNTESE E DO SELF

SÍMBOLOS DO SOL E DO OURO NA ALQUIMIA E ASTROLOGIA