Interdependência


Zen Master Thich Nhat Hanh


"Se você for um poeta.. verá claramente que há uma nuvem flutuando nesta folha de papel. Sem uma nuvem, não haverá chuva; sem chuva, as árvores não podem crescer e, sem árvores, não podemos fazer papel. A nuvem é essencial para que o papel exista.


Sem uma nuvem, não podemos ter papel, assim podemos afirmar que a nuvem e a folha de papel intersão.

Se olharmos ainda mais profundamente para dentro desta folha de papel, nós poderemos ver os raios do sol nela. Se os raios do sol não estiverem lá, a floresta não pode crescer. De fato, nada pode crescer. Nem mesmo nós podemos crescer sem os raios do sol. E assim nós sabemos que os raios do sol também estão nesta folha de papel. O papel e os raios do sol intersão.

E, se continuarmos a olhar, poderemos ver o lenhador que cortou a árvore e a trouxe para ser transformada em papel na fábrica. E vemos o trigo. Nós sabemos que o lenhador não pode existir sem o seu pão diário e, conseqüentemente, o trigo que se tornou seu pão também está nesta folha de papel. E o pai e a mãe do lenhador estão nela também. Quando olhamos desta maneira, vemos que, sem todas estas coisas, esta folha de papel não pode existir.

Olhando ainda mais profundamente, nós podemos ver que nós estamos nesta folha também. Isto não é difícil de ver, porque quando olhamos para uma folha de papel, a folha de papel é parte de nossa percepção.
A sua mente está aqui dentro e a minha também. Então podemos dizer que todas as coisas estão aqui dentro desta folha de papel.
Você não pode apontar uma única coisa que não esteja aqui- tempo, espaço, a terra, a chuva, os minerais do solo, os raios do sol, a nuvem, o rio, o calor. Tudo coexiste com esta folha de papel. É por isto que eu penso que a palavra interser deveria estar no dicionário.

"Ser" é interser.
Você simplesmente não pode "ser" por você mesmo, sozinho.
Você tem que interser com cada uma das outras coisas. Esta folha de papel é porque tudo o mais é.Suponha que tentemos retornar um dos elementos à sua fonte. Suponha que nós retornemos ao sol os seus raios.
Você acha que esta folha de papel seria possível? Não, sem os raios do sol nada pode existir.
E se retornarmos o lenhador à sua mãe, então também não teríamos mais a folha de papel.

O fato é que esta folha de papel é constituída de "elementos não-papel".

E se retornarmos estes elementos não-papel às suas fontes, então absolutamente não pode haver papel.
Sem os "elementos não-papel", como a mente, o lenhador, os raios do sol

e assim por diante, não existirá papel algum.

Tão fina quanto possa ser esta folha de papel, ela contém todas as coisas do universo dentro dela.
Thich Nhat Hanh é autor de mais de cem livros de poesia, ficção e filosofia, fundou universidades e organizações de serviço social. Liderou a delegação budista vietnamita nas Conferências de Paz em Paris e foi indicado para o Prêmio Nobel da Paz .

Comentários

Tereza Querida, a profundidade das reflexões deste Mestre Zen envolvem meu ser plenamente. Tenho livro dele e quanto mais retomo a leitura, mais mergulho fundo, mais me sinto. É algo absolutamente magnífico e com efeito curativo, pois amplia a visão, faz-se a reconceituação da Vida. Que alma linda a sua, Tereza! Beijo. Meu enorme carinho.
Linda Tereza, mais um post, please! rs... Sweet kisses.

Postagens mais visitadas deste blog

VÊNUS E SEUS SÍMBOLOS

CRISTO, ARQUÉTIPO DA SÍNTESE E DO SELF

SÍMBOLOS DO SOL E DO OURO NA ALQUIMIA E ASTROLOGIA