Reflexões Jean-Yves Leloup



“ Se os seres humanos se escutam, eles se compreendem. Por isso no primeiro testamento o exercício que é proposto no Tora é Shema Israel, escuta Israel. O primeiro mandamento não é amar, é escutar, escutar o outro com os ouvidos, com o corpo, com o coração, com a inteligência”.


“ O ser humano cresce morrendo para uma imagem dele mesmo”.

“O sinal de um verdadeiro amor é que posso me mostrar todo inteiro a alguém, com meu perfil bom e mau, com a parte de mim mesmo da qual me orgulho e aquela que quero esconder, mas tenho medo de não ser aceito inteiramente; é por isso que eu sou um pedaço escolhido por outro”.

“ Há lugares de nós mesmos que não podemos reconhecer enquanto o olhar do outro, com benevolência e sem julgamento não reconhece”.

“ Talvez a poesia e símbolo sejam uma linguagem possível. Eles falam, mas guardam no coração das palavras um grande oásis de silêncio.
Não é essa a linguagem de Jesus? Ele falava em parábolas para que compreendessem aqueles que não compreendem e para que não compreendessem aqueles que crêem compreender”.

“ A palavra é o encontro de uma boca e de um ouvido. O ouvido que escuta pode ser mais sutil que a boca que fala, ele pode escutar coisas mais inteligentes do que aquelas que são ditas.
Deus pode mesmo abrir a escuta de alguém a palavras que não foram pronunciadas! Eis aí um dos mistérios da pregação e que deve conservar o pregador humilde.
O Espírito Santo está tanto – e algumas vezes até mais - no ouvido daquele que escuta do que na boca daquele que fala”.

“ A palavra que me vem à memória é um provérbio do Zaire: “ A árvore cai com grande ruído, mas não se escuta a floresta que cresce”.

“ Tudo o que não fazemos por amor é tempo perdido.Tudo o que fazemos por amor, é a Eternidade reencontrada. A única coisa que não nos podem tirar , a única coisa que a morte não pode nos tirar, é aquilo que doamos. O que tivermos dado, nada, nem ninguém pode nos tirar. É esta doação, o que fica de nós mesmos”.

Comentários

Tereza Querida, que maravilhosa seleção de pensamentos de Leloup! Alguns me recordam os de Rubem Alves. Sou admiradora de ambos. Beijo.

Postagens mais visitadas deste blog

VÊNUS E SEUS SÍMBOLOS

CRISTO, ARQUÉTIPO DA SÍNTESE E DO SELF

SÍMBOLOS DO SOL E DO OURO NA ALQUIMIA E ASTROLOGIA