MAHATMA GANDHI





Sobre Mahatma Ghandi
“ Gandhi frisava o princípio básico de todos os grandes mestres do espírito: que de per si, não é importante e decisivo aquilo que nós possamos fazer com os nossos recursos pessoais, humanos - importantes e decisivas são as forças invisíveis do universo, forças que nós, com a nossa reta atitude, mobilizamos a nosso favor, ou então contra nós.

O que decide não são nossos atos pessoais, mas sim os poderes cósmicos, atraídos ou repelidos pela nossa atitude interna, correta ou incorreta. Criar e manter uma atitude positiva, sintonizada com as forças cósmicas da Verdade, da Justiça, do Amor, da Benevolência, da Solidariedade – é mil vezes mais importante e decisivo do que fazer isto ou aquilo, no plano externo dos cálculos humanos.

Não somos nós que fazemos as grandes coisas, como pensam os insipientes adeptos do ego; as grandes forças do universo invisível atuam por virtude própria e intrínseca.
Nós apenas lhes servimos de canais e veículos, pelos quais essas forças possam se manifestar no plano visível.
Existe, porém, uma lei inexorável que diz: o veiculo positivo veicula forças positivas – e o veículo negativo veicula forças negativas”.


Huberto Rohden, livro Mahatma Gandhi, Fundação Alvorada, 1977, São Paulo.

Comentários

Adelia Ester disse…
Belíssimo texto! Penso e sinto integralmente desta maneira. Em cada momento de minha vida, confirmo e reafirmo tal princípio. Parabéns Tereza, por este magnífico post! Beijo. Meu afeto.

Postagens mais visitadas deste blog

VÊNUS E SEUS SÍMBOLOS

CRISTO, ARQUÉTIPO DA SÍNTESE E DO SELF

SÍMBOLOS DO SOL E DO OURO NA ALQUIMIA E ASTROLOGIA