Conhece a ti mesmo



Tereza Kawall

Quem já não teve muitas dúvidas, medos e frio na barriga na hora de escolher uma profissão e, sobretudo, se preparar para enfrentar o pente fino do vestibular?
Resposta fácil: ninguém!

As diversas etapas que atravessamos durante a vida vão acontecendo de forma mais ou menos consciente.
A ingenuidade e as descobertas da infância, a adolescência e suas saudáveis transgressões, o inesquecível primeiro amor, as novas amizades que vão se entrelaçando com nossos novos interesses. Tudo vai mudando: nós, os cenários, os desejos e as pessoas.
De um jeito ou de outro, somos levados pelas ondas do viver, surpresas, frustrações e conquistas se sucedem. Vamos “ surfando” ora em mares mais azuis, ora em mares com ventos e estranhas correntezas.

Ao chegar a hora do vestibular e da escolha profissional.... bem, aí as coisas mudam, e como!
É tão difícil parar para pensar, abraçar o não-saber, fechar os ouvidos para todas as “ sábias” sugestões e opiniões que chegam por todos os lados.
O mundo faz tanto barulho, fala alto, coisifica nossos sonhos – quanto custará o meu?
Claro que a informação é necessária e especialmente aquela que pontua, esclarece e confirma um dom ou interesse pessoal.


No entanto, há uma outra informação que está DENTRO de nós, ás vezes até meio escondida, e que de alguma forma sempre esteve lá. Talvez vestida de fantasias e devaneios fortuitos, não disponíveis para a consciência.
E é para esse “ dentro” que tenho que me voltar, abrir espaço, e dar permissão para ouvir este desejo,ou vocação.

Afinal, quem sou eu?
Sejamos realistas: erros, dores e obstáculos não emitem diploma nem certificados, mas também ensinam muito!
Hoje se fala muito em “ auto-conhecimento”, o que obviamente não acontece num súbito lampejo ou estalar de dedos.
É um processo contínuo, que desafia a razão, tem atalhos, retas e curvas fechadas, descidas e subidas, e como diz a música, acontece “ num indo e vindo infinito”...

Conhecer a si mesmo não é uma tarefa simples, mas um passo importantíssimo em todas as escolhas que faremos na vida, seja na área pessoal, amorosa ou profissional.

Comentários

paula dip disse…
Achei muito bonito esse seu texto Tereza. Como se tivesse sido escrito para mim e por extensão para minha filhota. Touché.
Vamos nos ver essa semana.
bj paula

Postagens mais visitadas deste blog

VÊNUS E SEUS SÍMBOLOS

CRISTO, ARQUÉTIPO DA SÍNTESE E DO SELF

SÍMBOLOS DO SOL E DO OURO NA ALQUIMIA E ASTROLOGIA