Inteligências Múltiplas
Um grande passo para a compreensão do que é e como funciona a inteligência humana foi dado nos anos 80 por um psicólgo norte americano, Howard Gardner na Universidade de Harward.
Ele e um grupo de pesquisadores da cognição humana concluiram que existem sete espectros de inteligências que comandam a nossa mente. Estas competências estão inter-relacionadas, e algumas delas, anteriormente eram vistas como dons ou virtudes.
Segundo a pesquisa todos temos mais de uma inteligência, que existem em diferentes níveis de desenvolvimento. E podemos treiná-las!
De forma bem reduzida são elas:·
Inteligência lógico-matemática: traduzida na capacidade de realizar operações matemáticas, racicínio dedutivo, e de analisar problemas com lógica. Matemáticos, pesquisadores, engenheiros e cientistas têm essa capacidade privilegiada.
Inteligência lingüística: habilidade de aprender línguas e de usar a língua falada e escrita, boa comunicação verbal para expressar-se e atingir objetivos. Advogados, escritores, poetas, jornalistas e locutores tem essa habilidade.
Inteligência espacial: Habilidade de organização de elementos visuais de forma estética. Capacidade de reconhecer e situar-se no espaço. É importante tanto para ilustradores, qunato para navegadores, pilotos, escultores, artistas plásticos.
Inteligência corporal: capacidade em usar o corpo e as mãos para a solução de problemas ou auto-expressão. Dançarinos, atletas, cirurgiões, terpeutas corporais, artesãos, mágicos, mímicos ou mecânicos valem-se dela.
Inteligência interpessoal: é traduzida pela capacidade de perceber as intenções e os desejos dos outros, habilidade no trato social e de se relacionar bem. Inclui-se aqui os professores. É necessária para terapeutas, vendedores, políticos, líderes religiosos, políticos.
Inteligência intrapessoal: seria a capacidade do indivíduo conhecer-se e estar bem consigo mesmo, de usar o auto-conhecimento para administrar e equilibrar a sua própria vida. Auto-estima e disciplina para chegar aos seus objetivos pessoais e profissionais.
Inteligência musical: Associada à idéia de talento. Habilidade para entender a linguagem sonora e se expressar através dela. Disposição inata para apreciação, organização de elementos sonoros, composição, e independe de aprendizado. Músicos , maestros e compositores.
Inteligência lingüística: habilidade de aprender línguas e de usar a língua falada e escrita, boa comunicação verbal para expressar-se e atingir objetivos. Advogados, escritores, poetas, jornalistas e locutores tem essa habilidade.
Inteligência espacial: Habilidade de organização de elementos visuais de forma estética. Capacidade de reconhecer e situar-se no espaço. É importante tanto para ilustradores, qunato para navegadores, pilotos, escultores, artistas plásticos.
Inteligência corporal: capacidade em usar o corpo e as mãos para a solução de problemas ou auto-expressão. Dançarinos, atletas, cirurgiões, terpeutas corporais, artesãos, mágicos, mímicos ou mecânicos valem-se dela.
Inteligência interpessoal: é traduzida pela capacidade de perceber as intenções e os desejos dos outros, habilidade no trato social e de se relacionar bem. Inclui-se aqui os professores. É necessária para terapeutas, vendedores, políticos, líderes religiosos, políticos.
Inteligência intrapessoal: seria a capacidade do indivíduo conhecer-se e estar bem consigo mesmo, de usar o auto-conhecimento para administrar e equilibrar a sua própria vida. Auto-estima e disciplina para chegar aos seus objetivos pessoais e profissionais.
Inteligência musical: Associada à idéia de talento. Habilidade para entender a linguagem sonora e se expressar através dela. Disposição inata para apreciação, organização de elementos sonoros, composição, e independe de aprendizado. Músicos , maestros e compositores.
Gardner abriu novos caminhos para a educação, afirmando que a escola e o professor devem respeitar valorizar essas diferentes formas de habilidades e interesses. Essa multiplicidade de inteligências nos conduz a uma visão mais humana e critativa da educação do futuro, pois enfatiza um processo de aprendizagem mais individualizado. Esta concepção certamente nos levaria a formação de cidadãos socialmente e profissionalmente mais integrados, valorizados e portanto felizes!
Para ler:
" Inteligências Múltiplas: a teoria e a prática", de Howard Gardner. Artmed, 2000.
Revista Mente e Cérebro, edição nº 175, agosto de 2007
Comentários
Paula Dip
Abraço Leonardo.