Orientação Vocacional

PSICOLOGIA VOCACIONAL
Contato: tekav@uol.com.br

Em tempos de mudanças aceleradas, a necessidade de escolha ou planejamento da profissão é, cada vez mais, de vital importância.

A Orientação Vocacional pode ser útil em duas situações:
- Jovem que procura conhecer suas habilidades e talentos
- Profissional que busca um redirecionamento de carreira, indicações de épocas mais propícias para mudanças e novos desafios.

O trabalho, além do sustento, é a nossa forma de expressão no mundo, aquilo que nos define, o que põe a personalidade em ação no mundo. Todos somos criativos, todos queremos "ser alguém".

Aptidões e interesses podem ser contraditórios e portanto, não é fácil uma escolha ou decisão que irá exigir tempo, dinheiro e dedicação.

A indefinição profissional, em grande parte, pode estar relacionada a falta de auto-conhecimento e essa só chega quando já tivermos ganhado experiências ou oportunidades concretas. Como escolher uma profissão se ainda não me conheço?

O momento da decisão raramente coincide com a maturidade psicológica ou emocional do jovem - muito pelo contrário!

As decisões podem ser pautadas pelo mercado de trabalho, modismos, imposição familiar, etc mas e daí?

Na área profissional as pessoas dizem: "sou músico", "sou técnico", "sou arquiteto" - o que nos leva à idéia que essa escolha se relaciona mais ao SER que somos, e isso responde pelo termo "vocação".

Esta palavra vem do latim vox e core, voz e coração, o que vem a ser o dom, uma aptidão especial que todos possuímos, um chamado.
Mas quem chama? Aquilo que se escolhe pela voz do coração e que faremos com paixão. Dificilmente veremos alguém bem sucedido que não é "encantado" pelo que faz.

A Astrologia é uma ferramenta muito valiosa para indicar talentos potenciais e aptidões que o indivíduo possui.

O mapa astrológico de nascimento é um mapa da psique em estado latente; seus símbolos representam tendências que estão à nossa disposição para poder crescer.

Indica também as diferentes fases do desenvolvimento da personalidade. Seria como a semente de uma árvore que contém em si todo o futuro potencial de crescimento e que irá se desenvolver e frutificar ao longo da vida, de acordo também com as condições externas.

Habilidades tais como: artísticas, intelectuais, assistenciais,técnicas, físicas, etc são igualmente importantes como as necessidades de poder, segurança, reconhecimento, ideais, alegria, etc.

TUDO é importante quando falamos em realização profissional.

Conhecer a si mesmo, saber as reais motivações e interesses, postura ética, tudo é mola propulsora para este caminho, que é atender nossa vocação e nosso talento.