O CASAMENTO SAGRADO DO SOL E DA LUA


                                                                              
Sol e Lua , o rei a rainha na Alquimia

Luna, como já foi cabalmente mencionado, é o oposto do Sol; por isso é fria, úmida, de luz fraca até à escuridão, feminina, corpórea, passiva, etc. De acordo com isso, seu papel mais importante é o de ser a parceira do Sol na conjunção. Como uma divindade feminina de brilho suave, é ela a amante. Já Plinius a chama  de “ femininum  ac molle sidus” ( astro feminino e suave). É sóror e sponsa ( irmã e noiva),  mater e uxor  Solis,  (mãe e mulher do Sol). Para ilustrar o relacionamento entre o Sol e a Lua, gostavam os alquimistas de empregar o Cântico dos Cânticos, como por exemplo a Aurora Consurgens I em suas “ confabulationes dolecti cum dilecta” ( conversas do amado com a amada).

Em Atenas, o dia de lua nova era considerado a data mais favorável para o casamento, também é a tradição árabe casar-se na lua nova; o Sol e a Lua são cônjuges que se abraçam no 28º dia. De acordo com essa concepção antiga, a Lua é um vaso do Sol: Luna é um receptáculum universale omnium, principalmente do Sol, e é chamada também de “ infundibulum terrae” ( funil da Terra) por receber “ as forças do céu e a derramar” ( recipit et  infundit); ou també se diz que a umidade lunar ( lunaris humor) recebe a luz solar, ou que a Lua se aproxima do Sol para “ como que haurir de uma fonte a forma universal e a vida natural”, ou que ela proporciona a concepção do “sêmen natural do Sol” em sua quintessência, o “venter uterus naturae” ( ventre e útero da natureza).

“ Como o Sol físico ilumina e aquece o universo, assim também no corpo humano existe um arcano solar no coração, donde flui vida e calor. “ É pois, com razão, escreve Dorneus “ que ele ( o sol) é chamado o primeiro depois de Deus ( primum post Deum) e pai e gerador de todos, pois nele reside a força que gera e forma etodas as coisas”.

Carl Gustav Jung em: Mysterium Coniunctionis

OBS: Na Lua nova, Sol e Lua estão juntos no céu, é isso que significa uma “conjunção”.

Foto: Eclipse solar, a Lua está na frente do Sol, do ponto de vista da Terra.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

VÊNUS E SEUS SÍMBOLOS

CRISTO, ARQUÉTIPO DA SÍNTESE E DO SELF

SÍMBOLOS DO SOL E DO OURO NA ALQUIMIA E ASTROLOGIA