SÍMBOLOS DO SOL E DO OURO NA ALQUIMIA E ASTROLOGIA



Por Tereza Kawall

Do ponto de vista dos alquimistas, o ouro físico e o ouro psíquico eram a mesma coisa e eles não estavam interessados no “ouro vulgar”, mas sim, no “ouro filosófico”.

As diferentes fases do processo alquímico tinham uma relação direta com as posições planetárias, uma vez que as duas formas de conhecimento estava baseadas naquilo que hoje entendemos como o “ princípio das correspondências” e do “ tempo qualitativo”. Os metais transformados tinham a mesma substância ou o mesmo principio vibratório e energético dos planetas, e havia o tempo certo para as coisas acontecerem.

O Sol astrológico é o símbolo maior da identidade pessoal, da essência criativa que se manifesta na vontade humana, o esforço do homem em tornar-se o que é, e encontrar um propósito para a vida.

O pressuposto alquímico é que o Sol, simbolizado pelo ouro, é a própria imagem de Deus, assim como o coração é a imagem do sol no homem. O ouro é o símbolo solar por excelência, a revelação do plano divino na terra. Não por acaso, reis e papas têm as suas coroas e outros adornos feitos em ouro.

Em analogia, o sol alquímico é sobretudo, o símbolo do renascimento das forças espirituais, a centelha do fogo divino no homem.
A “Grande Obra” ou a “Pedra Filosofal” era a descrição de um processo bastante complexo, da transformação da natureza humana, a fim de que ela pudesse espelhar o seu aspecto divino. O objetivo da obra era achar Deus na matéria, e o metal ouro, cuja natureza nobre e brilhante era o símbolo do eu espiritual transformado. A “opus” estaria destinada a aperfeiçoar o homem, a obra inacabada de Deus.

Ao final do processo, havia a imagem da coniunctio, uma conjunção do Sol e da Lua, e que  também era simbolicamente, o casamento sagrado do Rei e da Rainha.
 Em síntese, havia uma integração dos opostos, da vida inconsciente e consciente. As imagens alquímicas, da mesma forma que os mitos ou os contos de fada, representam diferentes etapas do desenvolvimento psicológico. Da mesma maneira um mapa astrológico individual descreve uma ”opus” individual, o trabalho de toda uma vida.



https://www.facebook.com/JUNG-online-1099583936733346/?fref=ts

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

VÊNUS E SEUS SÍMBOLOS

CRISTO, ARQUÉTIPO DA SÍNTESE E DO SELF