JUNG: SEU ESPÍRITO PERMANECE VIVO

                                                                    
JUNG, sempre atual!

 Em 2015 comemoramos 140 anos da data de seu nascimento, 26 de julho de 1875.

" Nossa vida compara-se à trajetória do sol. De manhã o sol vai adquirindo cada vez mais força até atingir o brilho e o calor do apogeu do meio dia. Depois vem a enantiodromia.(*) Seu avançar constante não significa mais aumento e sim diminuição de força.
 Sendo assim, nosso papel junto ao jovem difere do que exercemos junto a uma pessoa mais amadurecida. No que se refere ao primeiro, basta afastar todos os obstáculos que dificultam sua expansão e ascensão. Quanto à última, porem, temos que incentivar tudo quanto sustente sua descida.
 Um jovem inexperiente pode pensar que os velhos podem ser abandonados, pois já não prestam para nada, uma vez que sua vida ficou para trás e só servem como escoras petrificadas do passado...

 O entardecer da vida humana é tão cheio de significação quanto o período da manhã. Só diferem quanto ao sentido e intenção.
 O homem tem dois tipos de objetivos. O primeiro é o objetivo natural, a procriação à proteção da prole; para tanto é necessário ganhar dinheiro e posição social. Alcançado esse objetivo, começa a outra fase: o do objetivo cultural. Para atingir primeiro objetivo, a natureza ajuda; e além dela a educação. Para o segundo objetivo, contamos com pouca ou nenhuma ajuda. Freqüentemente reina um falso orgulho que nos faz acreditar que o velho tem que ser como o moço, ou, pelo menos, fingir que o é, apesar de no íntimo não estar convencido disso.
 É por isso que a passagem da fase natural para a fase cultural é tão tremendamente difícil e amarga para tanta gente; agarram-se às ilusões da juventude ou a seus filhos para assim salvar um resquício de juventude.
Pode-se notar isso principalmente nas mães que põem nos filhos o único sentido da vida e acreditam cair num abismo sem fundo se tiverem que renunciar a eles. Não é de admirar que muitas neuroses graves se manifestem no início do outono da vida. É uma espécie de segunda puberdade ou segundo período de "impetuosidade" não raro acompanhado de todos os tumultos da paixão.
Mas as antigas receitas não servem mais para resolver os problemas que se colocam nesta idade. Tal relógio não permite girar os ponteiros para trás.

 O que a juventude encontrou e precisa encontrar fora, o homem no entardecer da vida tem que encontrar dentro de si".

 Do livro: Psicologia do Inconsciente. Carl Gustav Jung Parágrafos 114 e 115 Editora Vozes

 (*) Enantiodromia: "O velho Heráclito, que era realmente um grande sábio, descobriu a mais fantástica de todas as leis da psicologia: a função reguladora dos contrários. Deu-lhe o nome de enantiodromia ( correr em direção contrária) advertindo que um dia tudo reverte em seu contrário". Ou seja, é uma inversão da direção da libido do homem, bastante comum na fase mais madura da vida.

SE DESEJA RECEBER NOVIDADES A RESPEITO DESTES TEMAS INSCREVA-SE AQUI BLOG, LOGO SABERÁ!

0 comentários: