VÊNUS NOS SIGNOS DE TERRA


Por Tereza Kawall


Vênus em signos de Terra

Temos aqui um elemento feminino, e portanto, fecundo e receptivo, símbolo da segurança , da materialidade e do mundo das formas.
Pessoas com ênfase neste elemento ocupam-se basicamente com tudo o que é prático, tangível e sólido. Vênus em signos do elemento terra caracteriza uma expressão amorosa que se manifesta por atitudes práticas e objetivas e muito particularmente por sensações físicas e instintivas. Predomina aqui o sentido de responsabilidade por aqueles que a pessoa ama e quer bem: às vezes a preocupação torna-se exagerada! De qualquer maneira são os tipos mais fiéis e provedores do zodíaco. Essa posição de Vênus assinala uma forte sensualidade e impulsos para obter o prazer através do corpo, embora isso possa se manifestar de forma contida ou controlada, especialmente se esse planeta estiver em signos de Virgem ou Capricórnio.



Vênus em Touro

Aqui Vênus está em seu próprio signo, exaltando portando as suas características afetivas, terrenas e sensoriais. Com essa posição, encontramos indivíduos com acentuada capacidade de atração pessoal, simpatia e muito apegados àqueles que amam; leais e fiéis, dão preferência às relações duradouras.Vênus em Touro concede uma natureza bastante sensual, indolente e mesmo materialista no que diz respeito aos objetos pessoais.São pessoas muito vaidosas e preocupadas com sua aparência física, com a obtenção do prazer e do conforto em todas as suas formas. Adoram belas roupas, perdem-se facilmente com uma saborosa comida. Românticos ap extremo, sofrem com o ciúme, ressentem-se com muita facilidade e guardam mágoas durante muito tempo, pois têm dificuldade para perdoar.As mulheres, como a deusa grega, gostam de ter sempre à mão, em casa ou no trabalho, seu espelho, perfume ou acessório para fazer um charme a mais! Num horóscopo masculino, pode indicar grande atração por mulheres belas e sensuais , que cultivam a feminilidade num contexto tanto de sedução quanto de prazer.


Vênus em Virgem

No signo que representa a perfeição, a pureza e os detalhes,Vênus se manifesta de forma mais reservada e tímida. De maneiras recatadas e até simples, podem manifestar seus desejos e sentimentos através de favores ou bens materiais. Embora gostem muito de servir aqueles que amam, são também muitos críticos e exigentes em suas relações em geral. Possuem uma forte tendência a discriminar e racionalizar suas emoções e prezam a sinceridade e transparência nos sentimentos. Existe um abordagem mais racional e analítica dos assuntos do coração, e mesmo a paixão é expressa de forma contida e pragmática. Uma vida disciplinada e com hábitos formais são alguns dos valores que permeiam a natureza virginiana. Um homem com essa posição em sua carta natal sente-se cativado por mulheres com tais tendências. Para ele é importante que a companheira seja previsível e estável no plano emocional.



Vênus em Capricórnio

A natureza amorosa de Vênus neste signo confere necessidade de fidelidade se segurança nas relações em geral. É freqüente a busca destes valores em companheiros(as) mais velhos e experientes. Nessa posição Vênus simboliza também o amor que cresce e amadurece com o passar do tempo. Na verdade, o indivíduo com essa posição necessita muito mais de atenção e carinho do que realmente demonstra pois preza muito a sua autonomia. No começo da relação muitas vezes é arredio e desconfiado. São sérios e cautelosos nas questões sentimentais, e por isso nem sempre expressam em palavras seus desejos e sua capacidade de entrega não é lá dessas coisas.Seu temperamento pode ser reservado, e prefere preservar a sua intimidade com poucas pessoas; não raro gostam de se isolar quando não estão de bem com a vida. Um homem com essa posição poderá demonstrar interesse por uma mulher de caráter mais sério e formal, que valorize a sua carreira e o seu status sócio-econômico.

VÊNUS EM SIGNOS DE FOGO


Por Tereza Kawall


Vênus no elemento fogo

Neste elemento a natureza sentimental se expressa por atitudes teatrais, francas e muito contagiantes. A energia venusiana torna-se transbordante, típica de indivíduos espalhafatosos e exagerados, que, em suas demonstrações afetivas muitas vezes deixam os outros deslocados. São pessoas que adoram sentir o prazer da conquista, o gosto pelas aventuras , romances e “ paixonites”. Orientam-se para o futuro, sabem tomar iniciativas e entendem a relação amorosa como um exercício de criatividade e alegria. São tipos mais atrevidos, geralmente impacientes com o ser amado. São estimulados com facilidade mas se desinteressam quando algo não vai bem. São divertidos e diretos na manifestação de seus impulsos sexuais, reagindo muito bem aos estímulos eróticos ou visuais, pois em essência guardam em si uma alma infantil, suscetível as fantasias e delícias da paixão.



Vênus em Áries

Aqui o amor se apresenta de forma ardente e entusiástica. Essa posição de Vênus indica uma natureza apaixonada e ardente, muito impulsiva, onde o indivíduo tende a buscar inicialmente a satisfação do próprio eu. Freqüentemente caracteriza alguém que aprecia relações breves e intensas, que cultiva uma grande sinceridade também acompanhada de uma certa falta de sutileza em suas opiniões. Adoram o prazer da conquista e não sofrem muito nas rupturas, pois rapidamente se recuperam e partem para outra. São pessoas que precisam de independência no amor, são auto motivadas, confiantes, ousadas, preferindo tomar a iniciativa do jogo amoroso. No horóscopo masculino, Vênus em Áries denota atração por mulheres com estas mesmas características, como a convicção de si mesma, a coragem perante os desafios, a assertividade, e a intensidade emocional.



Vênus em Leão

Vênus no signo regido pelo Sol manifesta-se pelo amor ardente, caloroso e vital. São indivíduos dotados de notável capacidade dramática, que necessitam de constante admiração e reconhecimento alheios. Adoram sentir-se seres especiais e muito desejados. As mulheres com Vênus em Leão são geralmente vaidosas e orgulhosas, não suportam a rejeição e preferem distanciar-se do lado sombrio da vida. Adoram festas e a vida glamurosa. Afastam-se daquilo que lhes parece medíocre e nas relações têm como valor básico a fidelidade e a lealdade. Dotados de um caráter afetuoso e demonstrativo, quando apaixonados são generosos e benevolentes.Têm muita dificuldade em ser contrariados ou frustrados em seus desejos. O homem com essa posição no mapa natal apreciará mulheres exuberantes, com muito amor à vida, ao belo, e especialmente, que tenham amor e dedicação aos filhos.



Vênus em Sagitário

A extravagância e o gosto por aventuras é geralmente notada em indivíduos que tenham essa posição em sua carta natal. Francos e expressivos , não raro lhes escapa um sentido de habilidade e tato no relacionamento social. Por outro lado, respondem rapidamente aos estímulos emocionais, criando uma aura sempre positiva e otimista ao seu redor.Essa posição traz ainda alguma inclinações filosóficas e intelectuais, configurando indivíduos que necessitam partilhar esses ideais com os seus companheiros de vida pessoal ou amorosa. Apesar de um acentuado idealismo ou dogmatismo no que diz respeito as relações, vemos nestes tipos uma natureza volúvel, com emoções dispersas. O homem com essa posição astrológica sente-se atraído por uma mulher de caráter [integro e capacidade intelectual, sempre pronta a viajar com ele, seja a algum lugar do mundo , seja em suas intermináveis abstrações filosóficas.



VÊNUS EM NOSSAS VIDAS E NOS SIGNOS DE ÁGUA



Continuando com o tema “ Vênus em nossas vidas”, vocês encontrarão aqui postagens sobre a presença de Vênus nos quatro elementos e também nos doze signos.



E também textos interessantes, e não menos importantes sobre a importância da auto-estima.


Ela define nosso destino, nossas escolhas e decisões em várias áreas da vida pela. Pessoas verdadeiramente talentosas podem avançar muito pouco na vida sem a consciência de seu papel e de seu valor pessoal nas relações em geral.


Não é possível um individuo desenvolver relacionamentos positivos e saudáveis se não aprovar a si mesmo, não se aceitar, não se perdoar e mudar o que for necessário. Árduo trabalho, mas se for levado à sério, vai valer a pena . Felicidade é sempre um trabalho interno.


“ Ama teu próximo como a ti mesmo”- que nunca ouviu ou leu essa sábia frase do Cristo?


Ser interessante não basta, é preciso ser interessado pelo outro, saber e ouvir com atenção, ir em direção ao que o outro está expressando, pelo corpo, olhos e palavras.


O arquétipo de Vênus( Afrodite) é uma espécie “cola” ou “ liga”, que promove conexões verdadeiras e significativas.


“ Eros, na verdade é uma mera projeção de Vênus ( Afrodite): ou seja, eles representam a mesma coisa. Neles estão simbolizados o desejo do amor, da relação e da comunhão amorosa.”(*)


"Embora conhecido por nós através de múltiplas genealogias, Eros, como o deus do Amor, é a força universal da atração, aquela que impulsiona os seres se unirem. Segundo o poeta grego Hesíodo, ele é o mais belo dos deuses, aquele que transtorna o juízo dos deuses e dos homens. Eros tem um caráter intermediário, ligando os deuses e os homens através do amor”.(*)

Tereza Kawall
Revista Planeta, edição especial: Astrologia e o Amor, 1966.
Editora Três, SP.


Vênus nos elementos

O elemento em que Vênus se encontra demonstra o modo pelo qual expressamos os nossos sentimentos através das relações. Revela de que maneira a pessoa se sente querida ou desejada, os meios ou recursos que ela usa para aproximar-se dos outros, Vênus também caracteriza aquilo que a pessoa gosta e sente como fonte de prazer e satisfação, a sua forma de trocar e deixar fluir a energia amorosa.



Vênus no elemento Água:
Este é um elemento passivo e feminino, e assim caracteriza pessoas que “ desejam ser desejadas”, ou seja, que preferem aguardar pela iniciativa do(a) outro(a) na vida amorosa. Na natureza, a água é um elemento moldável, sem forma definida; ela se espalha, se dilui e se mistura em tudo que está ao seu redor. Da mesma maneira, vemos essa tendência em pessoas com Vênus em signos da água, ou seja, elas têm uma acentuada dificuldade para ver os limites das relações emocionais, pois se fundem ao ser amado com muita facilidade. Compassivos, são extremamente sensíveis aos sentimentos dos outros, tendo grande capacidade para penetrar e captar a intimidade alheia. Intuitivos e receptivos, eles podem encontrar nas pessoas com mais ênfase no elemento terra( Touro, Virgem e Capricórnio) um canal apropriado para os seus sentimentos poderem fluir com mais segurança. O grau de intimidade conquistada e a delicadeza expressa por gestos sutis são muito importantes na qualidade de sua vida sexual, sendo que sua permeabilidade e receptividade emocional torna-os amantes muito românticos e apaixonados.



Vênus em Câncer
Aqui o amor se manifesta de forma devotada, indulgente e sonhadora. Câncer, como signo feminino por excelência, configura mulheres muito sensíveis, maternais e protetoras. O indivíduo com essa posição venusiana torna-se muito romântico e imaginativo, com tendências nostálgicas, sempre lembrando as experiências vividas no passado. As lembranças familiares, o amor da família e/ou da mãe são sempre marcantes em seu desenvolvimento, assim como a atmosfera emocional do lar- quanto mais aconchegante melhor. Na verdade, o lar é para ele um sinônimo de segurança contra as adversidades do mundo exterior. Num tema masculino Vênus em Câncer indica muita receptividade emocional, em especial às mulheres mais provedoras e protetoras, nas quais o arquétipo mãe-mulher é bem determinante.



Vênus em Escorpião
Nas águas profundas de Escorpião, Vênus se manifesta através de uma natureza emocional intensa, passional e por vezes explosiva. São pessoas dotadas de um forte magnetismo pessoal, incansáveis sedutoras, e sua sensualidade é bastante perceptível. Preferem ter o controle das relações e vivem o amor de fora arrebatadora e muitas vezes perigosa; quando apaixonados se entregam inteiramente. Esse extremismo emocional não raro os leva a estados de esgotamento, principalmente se tocados por ciúmes ou qualquer outra forma de obsessão. Sentindo-se confiantes e seguros, são fiéis e sérios nos seus compromissos sentimentais, mas se forem traídos, tornam-se frios e implacáveis. No tema masculino, essa posição desperta no homem interesse por mulheres poderosas, ardentes e sensuais. Com estas ele fatalmente desejará experimentar uma profunda,e no melhor dos casos, transformadora fusão emocional.


Vênus em Peixes
Vênus no signo que representa arquetipicamente o amor universal e a sensibilidade psíquica, manifesta a natureza mais compassiva e romântica de todo o zodíaco. De temperamento suave e gentil, os indivíduos com essa posição são muito permeáveis e suscetíveis às relações amorosas. Idealistas e benevolentes ao extremo, identificam-se com todos aqueles que sofrem. No entanto, falta-lhes freqüentemente um discernimento prático na escolha de suas relações. Geralmente têm grande amor pela música e são muito afetados pelo estado anímico que ela desperta. São sensíveis não só às vibrações dos sons mas também às das cores, perfumes, flores, e tudo o que possa criar uma atmosfera mágica e fantasiosa. Num horóscopo masculino, Vênus em Peixes faz o indivíduo sentir-se atraído por alguém muito sensível, uma mulher devotada e generosa, com a qual ele possa comungar profundamente os anseios do seu corpo e de sua alma.

VÊNUS E SEUS SÍMBOLOS



Nascimento de Afrodite, de Boticelli.

Texto de Tereza Kawall

Na antiga Grécia, Vênus ( Afrodite) tornou-se conhecida não apenas por sua rara beleza e sensualidade, mas também por suas explosões de ódio e terríveis vinganças contra aqueles que ousavam desafiá-la.


No seu aspecto de Grande Mãe, Vênus é diferente das outras: ela recebe todas as sementes mas não quer saber a identidade do semeador. Ela é a deusa do amor no sentido mais amplo da palavra. Vênus tinha também, como as deusas lunares, o poder de fertilizar a terra. E a chuva da primavera era o elemento fecundante enviado à terra por essas deusas do Olimpo.

Vênus freqüentemente é representada entre animais ferozes, que evocam o seu lado cruel e instintivo. É o símbolo da força irrefreável da fecundidade e do desejo, ou a atração sexual entre todos os seres da natureza. Assim, era adorada em templos cujas sacerdotisas ficaram conhecidas como hieródulas, ou prostitutas sagradas. Vênus e a deusa lunar Diana ( Ártemis) são todas imagens do amor sexual a encorajar as mulheres a se multiplicarem. Promovendo alegrias ou sofrimentos, representavam, na consciência popular, o poder reprodutor da natureza e a preservação das espécies.

O arquétipo de Vênus surge em todas as mitologias como uma figura detentora dos mais belos atrativos. Como imagem da eterna feminilidade, representa desde sempre o tipo perfeito da beleza feminina.

São seus símbolos: a rosa, o lírio, a papoula, a maçã, a concha, a pomba, o delfim, o espelho, a tartaruga. É ela quem faz, através de seu amor, a alegria e a cor da primavera, a renovação da vegetação e da vida, o embriagamento dos sentidos. A sensualidade, a atração física, a simpatia, a sedução, a busca do prazer e da comunhão afetiva são representadas por ela.

Em outras personificações Vênus aparece sob diversas denominações: Afrodite Pandêmis, deusa do amor sensual e vulgar, Afrodite Urania, símbolo do amor puro e etéreo, e Vênus Genitrix ou Vênus Mãe, protetora dos matrimônios e de todos os romanos.

Os significados de Vênus

O planeta Vênus expressa o impulso para a vida amorosa e social, a nossa capacidade de relacionamento, a necessidade de ser desejado e amado, de compartilhar emoções.

Representa:

O amor, o romance, a relação com o outro, a atração, a sensualidade, a beleza, a simpatia. A harmonia, o equilíbrio, a justiça. A força de atração, a graça, a sedução, a cooperação, o ritmo e a diplomacia. A beleza, a estética, o conforto, o prazer, as artes em geral. O tato, os gostos, a cortesia, a amabilidade, os valores sociais das relações.

Personifica:

A vida social, os encontros, as relações com pessoas do sexo feminino. Os artistas, o entretenimento, o lazer, os adornos, os enfeites.

Os pacifistas, os românticos, os diplomatas, o políticos.

Veja mais em:
Os planetas interiores: elementos estruturais da realidade pessoal
Liz Greene e Howard Sasportas
Editora Roca.
  Desenho acima feito por Jung, em seu RED BOOK.

“ Jung estava de tal maneira à frente de seu tempo, que se pode dizer que a influência de suas idéias em nosso vida cultural ainda está engatinhando. Era uma pessoa extremamente sensível e,talvez por isso mesmo, bastante vulnerável. A esse respeito diz Von Franz:


“ Poucos homens sofreram tanto quanto ele; sua grande obra criadora foi arrancada, não apenas ao quente abismo das paixões, mas também ao sofrimento. As feridas pessoais, embora pudessem atingi-lo de maneira profunda, não o afetavam tanto quanto o sofrimento do mundo contemporâneo. A devastação da natureza, o problema da superpopulação, a guerra, a violência imposta às culturas não cristãs que floresciam com a brutalidade da moderna tecnologia. Para Jung, esses problemas eram uma agonia que o mantinha, de modo constante e incansável, à espreita de quaisquer possibilidades de uma transformação benéfica que porventura emergisse das profundezas da psique”.


Buscando uma saída para a alienação do homem moderno, Jung considerava a imaginação como a principal função da psique e, de maneira heróica e criadora, acompanhou a espontaneidade criadora do inconsciente”.

...” Ao fazer a opção existencial de viver o seu mito pessoal, acolhendo a realizando o seu Si-Mesmo e ouvindo seriamente o que a psique tinha a comunicar a respeito de si própria, com sua originalidade e criatividade, Jung influenciou diversas áreas do conhecimento, como psiquiatria, psicoterapia, física nuclear, história, literatura, antropologia, educação, etnologia, teologia, parapsicologia e, até mesmo a economia e as ciências sociais”.

...Curvando-se sem preconceitos ao que o inconsciente tinha para expressar, Jung resgatou muitos aspectos inferiorizados e até marginalizados em nossa cultura.

Entre elas estão a criança, a individualidade, o feminino, o mito, a fantasia, a introversão, a meditação e outras formas de conhecimento como a magia, o misticismo e a paranormalidade, além de outras ciências como a alquimia e a astrologia”.

....Criticando a unilateralidade do mundo moderno, com sua excessiva valorização da extroversão, do coletivo e do universal, em detrimento do mundo espiritual interior, único, do indivíduo, e colocando a responsabilidade da existência principalmente no homem, e não nos deuses ou nas instituições, Jung nos obriga a buscar caminhos autênticos e novos sentidos para a existência.

Ao pensamento moderno, muito mais que um modelo acadêmico, uma teoria ou uma técnica para lidar com o inconsciente e os mistérios da psique humana, o que Jung ofereceu foi um mito para o homem do século XX. Cada um tem a responsabilidade ética e moral consigo e com a sociedade de encontrar e dar sentido à própria vida; ou seja, construir e viver o seu próprio mito... O único objetivo da existência seria o de , nas suas palavras, “ acender uma luz na escuridão do mero Ser”. ( Jung, 1975:358)

Livro: JUNG, o homem criativo
Autor: Luiz Paulo Grinberg
Editora FTD, SP.

VIVER É FAZER ESCOLHAS

" A morte é a fronteira da liberdade.
Ela não é o alvo da vida, mas seu ponto final. Morrer nos priva de um universo de possibilidades à nossa frente: tudo o que ainda poderia ser, mas não mais será. A perda, porém, acompanha-nos desde o início da caminhada: tudo o que poderia ter sido, mas não foi.




Viver é fazer escolhas, é apostar em certo trecho de um caminho ignorado e privar-se de todas as alternativas que vão sendo eliminadas à medida que prosseguimos.
O homem que adormece como um cão tolerado pela gerência é um exemplo agudo de como a perda decorrente dos descaminhos e escolhas equivocadas de uma vida pode superar largamente a perda final que a morte representa.

" O mundo sempre foi assim ou agora se tornou somente para mim tão triste?
Não é preciso morrer para perder a vida".

Do livro: Auto-engano
Eduardo Gianetti