Os quatro elementos - Fogo


Por Tereza KawallA Astrologia é a leitura da linguagem simbólica, da energia criadora que se manifesta na natureza como um todo. Os quatro elementos - terra, ar, fogo e água- representam diferentes formas de expressão dessa energia e são os construtores invisíveis das estruturas da vida. Cada elemento é portanto, um tipo básico de consciência ou atividade que opera em cada indivíduo. Cada pessoa responde a essa influencia de um modo particular, conforme o padrão básico que corresponde ao seu mapa de nascimento. Cada um dos quatro elementos é representado
por três signos:FOGO: Áries, Leão e Sagitário
TERRA: Touro, Virgem e Capricórnio
ÁGUA: Câncer, Escorpião e Peixes
AR: Gêmeos, Libra e Aquário
Nesta postagem falaremos das características essências do
elemento fogo:O Fogo é a energia radiante, fonte de calor, luz e expansão. Exatamente como sua expressão na natureza, os indivíduos que tem ênfase nesse elemento são exuberantes, ardentes, espaçosos e apaixonados. Sua energia flui espontaneamente, surgindo de uma forma dinâmica, criativa e voluntariosa.

Esta auto-expressão de caráter intuitivo é fundamental para a as pessoas de fogo. Para estes indivíduos, a vida é um infinito mar de possibilidade a serem exploradas, sem fronteiras ou limites. Na afirmação da vida e da individualidade, estes signos tendem a seguir sempre em frente, superando a cada momento o que ficou no passado, pois é no futuro que estão as suas metas.


São capazes de inspirar, conduzir, liderar e apoiar os outros e é aí que se encontra grande parte de seu carisma. Possuem fé inabalável na generosidade do destino, jogando com a vida, dinheiro e emoções, muitas vezes de forma irrefletida, sem avaliar as conseqüências de seus atos.
Têm o hábito de exagerarem suas atitudes, dramatizando as situações até mesmo quando estão sozinhos. Na verdade, eles precisam deste colorido teatral das suas fantasias para se sentirem vivos.

Se porventura entram em contato com a monotonia da vida são capazes de entrar em pânico. Em seu lado sombrio, o fogo é demasiadamente auto-centrado, o que pode tornar o indivíduo insensível às condições ou sentimentos dos outros.
O orgulho, a vaidade ou a dificuldade de aceitar limites dificultam o reconhecimento de seus erro e esta característica infantil pode às vezes impedir ou retardar a sua maturidade psicológica.
“Os quatro elementos da astrologia ( fogo, ar, terra e água) são os blocos básicos para a construção de todas as estruturas materiais de todos orgânicos. Cada elemento representa um tipo básico de energia e consciência, operando em cada um de nós.
Assim como a física moderna demonstrou que energia é matéria, os 4 elementos se entrelaçam e combinam para formar toda a matéria”.

Stephen Arroyo, em Astrologia, Psicologia e os quatro elementos.

Comentários

Tereza Querida, este é um estudo simplesmente apaixonante! Beijos.

Postagens mais visitadas deste blog

VÊNUS E SEUS SÍMBOLOS

CRISTO, ARQUÉTIPO DA SÍNTESE E DO SELF

SÍMBOLOS DO SOL E DO OURO NA ALQUIMIA E ASTROLOGIA