FAÇA O QUE PUDER




“ Mesmo uma fé cega e ignorante é melhor que a dúvida cética que vira as costas às nossas possibilidades espirituais”
A MÃE

“ Não há erro mais debilitante que tomar um estágio pela chegada ou demorar-se demais num lugar de descanso”
SRI AUROBINDO

“ A escuridão é a medida da luz. O mundo como ele é, é a oposição do que tem que ser e será".

E a fim de ser o que será, ele tem que se tornar o que é agora, justamente o que não será.
Os antípodas andam juntos, inevitavelmente; a profundidade do precipício é precisamente a medida de sua altura. A queda do homem representa a ascensão que ele tem que fazer, o que está destinado a realizar.

Barreiras e obstáculos são colocados aí no caminho, não ,meramente para testar sua força, mas para treiná-la, fazê-la crescer discipliná-la. Dificuldades existem em abundância, precisamente porque, vencendo-as, você alcança a plenitude de sua perfeição.
Você foi constituído por elementos e forças que estão exatamente na medida de sua capacidade para elaborá-los: você é colocado no meio de condições e situações que estão absolutamente na proporção daquilo que você tem que realizar.
Na verdade, você carrega dentro de si todas as dificuldades que são necessárias para tornar sua realização perfeita em si mesma.

Quando você receber um golpe, não recue ou pestaneje ou afunde. Levante a cabeça, com coragem e firmeza e diga para si: “ aqui está uma oportunidade para dar outro passo à frente”
O golpe é o dedo de luz apontado para o ponto escuro a ser iluminado, para um elo fraco que deve ser forjado de novo.Enfrentando e sobrepujando uma dificuldade, você acrescenta um outro degrau à sua ascensão, ou outro nervo, por assim dizer, a seu músculo.
Lembre-se, uma dificuldade nunca é desproporcional à sua força: ela em na medida exata de seu poder para enfrentá-la.

Talvez você não possa fazer a coisa ideal num dado momento. Pode não ser capaz de executar o gesto perfeito que é esperado de você, num conjunto de circunstancias . O Divino pode lhe parecer velado e você não ouvir sua voz direta. Mas não tem importância. O que se espera de você é que faça o melhor, o melhor que seja capaz de fazer naquele momento.
Esse mais elevado que está presente em você, as culminâncias disponíveis no momento e sob as circunstancias da ocasião – isso deveria ser a fonte e a inspiração de seu ato.

Aja das alturas de onde você se encontra e aspire por alturas ainda mais elevadas".

NOLINI KANTA GUPTA, discípulo da Mãe e de Sri Aurobindo.

Comentários

Adelia Ester disse…
Fazer sempre o melhor, é um grande passo rumo à elevação. Assim se dá o aprimoramento interno, que é inesgotável, felizmente. Tereza, que imagem fantástica! Bjk.
Tereza, antes que finde este dia, aqui vai minha gratidão por ser minha querida amiga! Beijo Afetuoso.

Postagens mais visitadas deste blog

VÊNUS E SEUS SÍMBOLOS

CRISTO, ARQUÉTIPO DA SÍNTESE E DO SELF

SÍMBOLOS DO SOL E DO OURO NA ALQUIMIA E ASTROLOGIA