Dúvidas no caminho


“Nossa mente, no entanto, está marcada e confundida pela dúvida. Às vezes penso que a dúvida é um obstáculo para a natureza humana ainda maior que o desejo e o apego. Nossa sociedade promove a esperteza no lugar da sabedoria, celebrando os aspectos mais superficiais , mais desarmônicos e menos úteis da nossa inteligência.

Nós nos tornamos tão falsamente " sofisticados” e neuróticos que tomamos a própria dúvida pela verdade, e a dúvida que não é nada mais do que uma tentativa desesperada do ego para se defender da sabedoria é endeusada , como meta e fruto do verdadeiro conhecimento.

Essa forma de dúvida barata é o imperador maltrapilho do samsara, servido por um rebanho de “ peritos” que nos ensinam não a dúvida generosa e de alma aberta que o Buda nos assegurou ser necessária para verificar o valor dos ensinamentos, mas uma forma destrutiva de dúvida que nada nos deixa para acreditar, nada em que colocar a nossa esperança, nada por que viver".

“Nossa educação contemporânea, assim, doutrina-nos para a glorificação da dúvida e criou o que se poderia chamar de uma religião ou teologia da dúvida, em que para ser vistos como inteligentes precisamos duvidar de tudo, indicar sempre o que é errado e raramente perguntar o que está certo ou é bom, denegrindo cinicamente todos os valores espirituais e filosofias que recebemos como herança, bem como tudo que é feito com simplicidade, de boa vontade ou com inocência no coração”.

“ Não se apresse demais em resolver todos os seus problemas e esclarecer todas as suas dúvidas, como dizem os mestres: “ Apressa-te devagar”. Sempre recomendo aos meus discípulos que não alimentem expectativas exageradas, porque o crescimento espiritual tem o seu tempo. Leva muitos anos para aprender perfeitamente o japonês ou para se tornar um médico: será que de fato podemos esperar ter todas as respostas, sem falar em alcançar a iluminação, em poucas semanas? A jornada espiritual é uma jornada de aprendizado e purificação contínuos. Quando você descobre isso, torna-se humilde”.

Extraído do Livro:
O livro Tibetando do Viver e do Morrer
Autor: Sogyal Rinpoche
Editora Talento e Palas Athena

Comentários

Denise disse…
Tereza, amiga tão especial, passa lá no Blog pra buscar um presentinho que meu coração escolheu te oferecer...

Bjo carinhoso, saudade de vc!!
Tereza Querida, quanta inspiração ao inserir esta linda imagem tão bem conjugada ao texto! Aprendizado, renovação, aprimoramento são constantes no fluxo de nossas vidas. A evolução espiritual é fruto deste processo, desde que o ser tenha canais abertos e recursos internos para abstrair o significado maior subjacente em tudo. Beijo Afetuoso.

Postagens mais visitadas deste blog

VÊNUS E SEUS SÍMBOLOS

CRISTO, ARQUÉTIPO DA SÍNTESE E DO SELF

SÍMBOLOS DO SOL E DO OURO NA ALQUIMIA E ASTROLOGIA