Árvore da Vida e Dia da Terra




Nirvana de Buda, sob a Árvore da Vida

Vimos que a atual onda de mudanças passando pelas ciências naturais deixa para trás os últimos remanescentes da visão mecanicista da vida, da mente e do universo. O espaço e o tempo se unem como dinâmica de fundo do universo observável. A materialidade, sendo substituída pela energia. Campos contínuos de um cosmos banhado de energia. E o destino final deste mundo não é mais um salto na escuridão de um vazio eternamente imutável nada, mas pode bem ser uma renovação cíclica em uma metauniverso autocriador, auto-organizado e auto-energizante.

A mudança no conceito de mundo da ciência, de uma pedra sem vida para um cosmos interligado e vivo, é plena de sentido e de significado para nossas vidas.

O conceito de um mundo sutilmente interligado, um oceano cósmico no qual estamos intimamente ligados uns aos outros e à natureza, assimilado por nosso intelecto e abraçado por nosso coração, poderá talvez inspirar novos modos de pensar e de agir que transformem o espectro de uma derrocada global no triunfo de uma renovação global – uma renovação para uma era mais humana e sustentável.

Existem mais coisas nesta nova visão do que a fonte de inovações tecnológicas. Ela corresponde a uma intuição profunda que tem acompanhado a humanidade por mais de cinco mil anos.

A intuição de uma fonte cósmica que é basicamente energia; de uma ascensão ( ou descida) desta fonte envolvendo muitos estágios e fases; da cristalização do mundo manifestado das coisas diversas e individuais no decurso desta emanação para cima ou para baixo – e de nosso retorno final à fonte para renovar a revitalizar o processo cósmico em um novo ciclo de desdobramento e revelação.

Esta intuição recorrente carrega muitos símbolos arquetípicos. A Grande Mãe, onde o planeta Terra é a fonte criativa; a Árvore Cósmica e a Árvore de Vida onde a interconexão orgânica das raízes e folhas significa a conexão entre a fonte e suas emanações.

Do livro: Conexão Cósmica
Ervin Laszlo
Editora Vozes




Comentários

Beto Boton disse…
Querida Tereza,
Que bom que você publica coisas inteligentes, agradáveis e importantes.

Muito Obrigado
"Existem mais coisas nesta nova visão do que a fonte de inovações tecnológicas. Ela corresponde a uma intuição profunda que tem acompanhado a humanidade por mais de cinco mil anos". Assino embaixo! Beijo. Saudades!
Tereza Querida, fiquei numa postura contemplativa ao estar diante destas imagens tão lindas. Minha gratidão por nos proporcionar tanto de belo para a alma! Beijos. Meu afeto.
CASABONAARTE disse…
Muito lindo tudo isso.
Fico muito grato.
Rodrigo

Postagens mais visitadas deste blog

VÊNUS E SEUS SÍMBOLOS

CRISTO, ARQUÉTIPO DA SÍNTESE E DO SELF

SÍMBOLOS DO SOL E DO OURO NA ALQUIMIA E ASTROLOGIA